Buscar
01 - SÓ MORREMOS QUANDO SOMOS ESQUECIDOS E AMOR DE MÃE NÃO SE ESQUECE
- Fernando Mauro Ribeiro
- 1 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
Neste mês de maio celebramos muitas datas, mas o Dia das Mães é sem dúvida um dos mais importantes de nosso calendário festivo. Porém devemos celebrar, honrar, agradecer e festejar a vida de nossas mães todos os dias do ano, pelo simples fato de elas nos terem gerado e nos trazido à vida.
Mãe é uma palavra muito forte. Quando a ouvimos, praticamente sentimos a presença de nossa mãe, sentimos segurança, dedicação, entrega. Mãe e amor são palavras que se confundem, se misturam e dificilmente conseguimos defini-las. Como presenteá-las então? Com o quê? Impossível!
No seu dia, 12, abrace forte sua mãe de diga a ela o quanto você a ama. Este é o melhor presente para o seu dia. Digo isso porque vivenciei. Sempre queremos dar um presentinho, um mimo, uma lembrança e, comigo não era diferente, mas não tenho dúvidas de que o que ela mais deseja é que você expresse esse amor também em palavras.
Na juventude, com um pouco de timidez, talvez. Mas sempre disse à minha Lady Zu – mãe Zuleica – o quanto a amava. Com seus 90 anos se foi para os altos azuis fazer companhia ao meu pai que também havia partido alguns dias antes. E lá está ela, na presença de nosso Pai Maior, mas a saudade, permanece implacável, ela não se vai facilmente e será eterna. Dizem que só morremos quando somos esquecidos e amor de mãe não se esquece!
Falaremos disso e muito mais, aqui em nosso jornal eletrônico cuja primeira página de maio, dedicado à Virgem Mãe Maria, estou a escrever, quando celebramos hoje, José: o carpinteiro, o operário, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.
Um dia marcado pela saudade de nosso ídolo do automobilismo que há 30 anos partira em um trágico acidente, mas que já havia inundado de alegrias e emoção os corações de milhares de brasileiros. Ayrton Senna teve sepultamento com honra de um chefe de estado, lembro-me da extrema reação de milhares de pessoas que acompanhavam a passagem do corpo, à medida que o cortejo seguia pelas ruas de São Paulo; gente de cima de árvores, dos viadutos, nas janelas e sua manifestação, com gritos, lágrimas e aplausos.
A TV Globo lançará nos próximos dias o documentário Senna por Ayrton. A partir de mais de 150 horas de arquivos de uma extensa pesquisa de entrevistas, a história do piloto será contada pelo ponto de vista dele. Um ídolo que há 30 anos deixou um vazio no automobilismo mundial e no coração de milhões de brasileiros.
O dia de hoje será lembrado também pelos muitos protestos existentes pelo mundo, em sua maioria, a favor dos palestinos, mas em prol também de Israel. Eles tiveram origem em frente às Universidades ou no interior delas, onde nesse momento, universitários ocupam o campus, da Universidade de Columbia e New York City, em New York e outros, de forma pacífica. Contudo, a polícia está em confronto com esses manifestantes para que eles deixem os espaços das entidades para que as aulas tenham sua sequência normal.
Em várias partes do mundo o Dia do Trabalhador, foi marcado pelos protestos em favor da Palestina, embora manifestantes israelenses com bandeiras de seu país também se manifestem. No Brasil, a data é lembrada em sua maioria pelos sindicatos dos Trabalhadores, Metalúrgicos e outros que organizam eventos para apresentarem suas reivindicações. Em São Paulo, o presidente Lula falou para uma multidão no Estádio do Corinthians, fazendo um apelo pela Educação, dizendo que aquele que termina o Ensino Médio, deve continuar seus estudos e, que em seu governo aumentará os mecanismos que possibilitem o acesso dos jovens às universidades.
Em Muriaé, há décadas, os eventos desse dia, se concentram no bairro Santa Terezinha, onde há partidas de futebol no Estádio Proletário, tendo como destaque o time do Operário Futebol Clube como anfitrião. Também se elege a Rainha da Festa, Danças, presença de políticos que discursam em nome dos trabalhadores e encerra com a apresentação de grandes bandas regionais.
No nosso município, Barão do Monte Alto, a data passa despercebida, sem que haja nenhum tipo de manifestação, nenhum evento que lembre o dia desses batalhadores do dia a dia; esses heróis quase anônimos que escrevem a história do nosso país: O Trabalhador.
Outro fato que vem tomando espaço na mídia nacional é o mega show da cantora Madona no próximo sábado no Rio de Janeiro. A Praia de Copacabana receberá um público de mais de um milhão e meio de pessoas para assistirem ao espetáculo. Fãs de várias partes do país e também do exterior estão desembarcando na capital carioca para participarem do evento. O palco e toda a estrutura visando segurança, trânsito, mobilidade urbana... estão montados. O palco em frente ao Copacabana Pálace faz parte de um dos mais belos cartões postais do Rio: a Praia de Copacabana.
Porém, nem todos assistirão ao show com os pés nas areias da praia. É grande a procura pelos hotéis da orla e no próprio Copacabana Pálace, onde a estrela da música está hospedada. Também moradores de apartamentos do entorno estão alugando seus imóveis que são transformados em camarotes para assistirem o grande show. Vi, inclusive, em um jornal na TV que há fãs já instaladas desde segunda feira.
Em entrevista, eles disseram que acompanham o antes e o depois. Ou seja, a montagem e desmontagem do palco e vivem toda essa expectativa de frente para o mar, com os olhos fixos no palco; o que só faz aumentar a adrenalina para viver o momento da apresentação da superestrela do Rock. “Aqui, receberemos 30 pessoas, amigos que assistirão comigo e, o que pedi é que tragam muita alegria e bom humos para curtirmos esse momento de forma plena”, disse um dele, ao repórter.
Também nos Quiosques, onde são servidas comidas e bebidas, há inovações: “Quem quiser estar mais próximo do palco, deve fazer reservas com bastante antecedência, teremos além da proximidade, segurança e conforto; dois telões e, para atender a esses clientes já contratamos mais garçons”, disse o proprietário de um dos quiosques.
Você vai ler nessa edição, ainda sobre as Eleições Municipais – 2024; as obras da Prefeitura; nossas Estradas; as celebrações na Igreja-matriz São Sebastião, Falaremos do homenageado de hoje: São José Operário; de nossas colunas fixas: “Quero mais Saúde”, “Os melhores jogadores do Brasil de todos os tempos” e “As mais belas Parábolas”. Viaje conosco nessa aventura gostos da leitura diária e nossa gratidão pela fidelidade.
O Editor.
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments