Buscar
02 – PADRE MÁRCIO CELEBRA NA MATRIZ, MISSA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
- Fernando Mauro Ribeiro
- 2 de set. de 2023
- 4 min de leitura
Não acredito que depois de alguns anos, vamos ter a missa novamente aqui na matriz”. “É mesmo. Nos últimos anos, nem mesmo um culto, uma celebração a gente tinha"! O novo padre vem celebrar? Em que horário será mesmo a missa? Pude ouvir esse diálogo entre algumas mulheres, enquanto deixavam a igreja e eu caminhava no pátio da matriz, em direção ao meu veículo.
Eu digo a essas senhoras um tanto descrentes, mas esperançosas: houve missa sim. O padre veio e celebrou na matriz. E havia um bom numero de fiéis, em torno de 107 pessoas. Mas a Igreja-matriz comporta um número muito maior! Talvez, me interpele alguém. Argumento, no entanto, que o povo havia se desabituado de celebrar as primeiras sextas-feiras aqui na matriz. Foram alguns anos, sem sequer a reza de um terço em honra ao Sagrado Coração de Jesus.
Certa ocasião, perguntei a um ministro da Eucaristia por que não celebraríamos o culto da Palavra, que era muito triste não honrar essa data que há tantos anos é tão significativa para nós católicos? A resposta foi que o Padre não permitia. Que havia pedido a ele que autorizasse, para que o grupo do Apostolado do Oração e demais paroquianos não ficassem sem a presença do Santíssimo Sacramento e celebrasse o Sagrado Coração de Jesus com a leitura do Oferecimento do dia. Diante da negativa do então pároco, a primeira sexta-feira de cada mês, passava despercebida.
Embora recente, isso, agora, faz parte do passado. Pudemos ver de volta os membros do Apostolado da Oração ostentando orgulhosamente sua fita vermelha. E as pessoas que compareceram, felizes, puderam conferir o trono destinado à bela imagem do Sagrado Coração, ornado com flores naturais, a coroação pelo grupo do Terço dos Homens e as pessoas oferecendo flores a Nossa Senhora.
A mensagem que ficou para o dia de hoje, é a seguinte: “Quem ama está sempre vigilante, pois o amor nos faz prestar atenção na presença do Senhor no meio de nós. O amor nos deixa sempre prontos, para acolher aquele que chega. O Senhor chama a todos para a festa da vida e da salvação, para a festa de núpcias. Jesus mesmo comparou sua união com a Igreja como uma união nupcial. E Ele nos diz: “Ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia e nem a hora”. O Coração de Cristo que muito nos amou, nos torne vigilantes, prudentes e misericordiosos”.
Padre Márcio, me pareceu um tanto surpreso com o número dos participantes em razão do pouco tempo para divulgar e pelo fato de tratar-se de uma sexta-feira, quando muitos estão no colégio, se dirigem à faculdade ou mesmo sem o tempo suficiente depois de retornarem de suas atividades; agradeceu a todos que compareceram e convidou os membros do Apostolado da Oração para ir ao presbitério para um registro fotográfico diante do trono do Sagrado Coração de Jesus.
UMA EXPERIÊNCIA DE FÉ
Celebrar o sagrado Coração de Jesus, é uma das vocações mais difundidas por todo o mundo, pois fala diretamente do amor de Deus por nós. Muitos Papas falaram à luz da Sagrada Escritura sobre essa devoção. Com as aparições de jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em 1673, no mosteiro de Paray-le-Monial, na França, torrentes de graças têm sido derramadas sobre toda a humanidade.
O Papa Pio XII, na Carta Encíclica sobre o Sagrado Coração de Jesus, nos diz que é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu coração como fonte de restauração e paz: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas, o meu jugo é suave e o meu peso é leve”. (Mateus II 28-30).
Pio XII afirma, não é por acaso que as aparições a Santa Margarida, deram-se num momento crucial de pressões em uma forte onda para que a secularização e que a devoção ao Sagrado Coração apareceu sempre como o mais característico de todos os movimentos que resistiram à descristianização da sociedade moderna.
João Paulo II, em 1986, falou: “Perto do coração de Cristo, o ser humano aprende a conhecer o sentido verdadeiro e único da vida e do próprio destino a compreender, o valor de uma vida autenticamente cristã, a prevenir de certas perversões do coração, a unir o amor filial a Deus com o amor ao próximo”.
Bento XVI, refletindo sobre os escritos de Pio XII, declarou: “Ao promover o Culto ao Coração de Jesus, os fiéis são convidados a se abrirem ao mistério de Deus e do seu amor, deixando-se transformar por ele”. Neste mês especialmente podemos nos unir ao Sagrado Coração de Jesus assim como fazia o Santo Padre Pio que orava diariamente. (Oração abaixo)
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Oh! Sagrado Coração de Jesus, a quem é impossível não ter compaixão dos infelizes, tende piedade. / Oh Jesus meu! Vós que dissestes “Em verdade vos digo: pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e se abrirá, eu busco e peço a graça... (Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e Glória). Sagrado Coração de jesus, em vós confio e espero!
Oh! Jesus meu! Vós que disseste: “Em verdade vos digo: qualquer coisa que peçais ao Pai em meu Nome ele vos concederá”. Jesus, em vosso Nome, ao Pai eu suplico a graça... (Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e Glória) Sagrado Coração de jesus, em vós confio e espero!
Oh! Jesus meu! Vós que dissestes: “Em verdade vos digo: “Passarão o céu e a terra, mas minhas palavras não passarão”, eis aqui, que apoiado em vossas santas palavras, eu peço a graça... (Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e Glória) Sagrado Coração de jesus, em vós confio e espero!
ORAÇÃO:
Sagrado Coração de Jesus, / a quem é impossível não ter compaixão dos infelizes, / tende piedade de nós / miseráveis pecadores / e concedei-nos a graça que Vos pedimos/ por meio do Imaculado Coração de Maria, / vossa e nossa terna Mãe. /
São José, Pai adotivo do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós! Salve Rainha...
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
תגובות