Buscar
04 - COMEMORAÇÕES, AGRESSÕES E RESSACA PÓS-ELEIÇÕES
- Fernando Mauro Ribeiro
- 4 de out. de 2022
- 3 min de leitura
E o mês de outubro vai se desenhando. No calendário, acusa 03-10-2022, uma segunda-feira, pós eleições, uma segunda, ainda de ressaca eleitoral para muitos que, a exemplo de Cachoeira, tão logo depositaram nas urnas o seu voto, iniciaram as comemorações nos bares, consumindo cerveja ou outra bebida que melhor satisfaça seu paladar, já que nesse pleito, não houve a “Lei Seca”, o álcool estava liberado desde o amanhecer e os seus apreciadores, dele fizeram uso até a madrugada de segunda-feira.
O que se comemorava, realmente, não sei! A vitória de quem? Quem venceu as eleições? Houve um vencedor? Alguns bolsonaristas que, antes diziam tão convictamente que o seu candidato venceria no primeiro turno; já escreveram em suas redes sociais, festejando o resultado, argumentando que o seu candidato foi o grande vencedor, pois luta contra todo um sistema que deseja a todo custo, reeleger o ex-presidente Lula.
Por outro lado, os petistas ou lulistas, - já que disse bolsonaristas, é justo que eu diga petistas, pois senão, posso ser acusado de ser tendencioso. Aliás, tenho lido e ouvido tanta “baboseira” nesse período de campanha eleitoral; - para não dizer ao longo desses últimos quatro anos, quando se implantou o “nós, contra eles”, um festival de mentiras veladas, que cada um a seu modo, diz, com a cara mais lavada, querendo que o eleitor mais ingênuo acredite e a defenda como verdade absoluta.
Mas, como eu ia dizendo: os petistas, que também diziam que Lula venceria no primeiro turno, também estavam a comemorar. Um deles, em resposta aos argumentos de bolsonaristas de que disseram: há um sistema pronto para reeleger Lula; rebateu com algumas indagações: que sistema é esse? Não é o Bolsonaro que tem a máquina governamental nas mãos? Não é ele quem faz laives, utilizando o aparelho do governo? Não é ele quem distribui verbas para os gabinetes em troca de votos? Não é ele quem deu um aumento às vésperas das eleições para tapear os eleitores, já que durante todo o seu mandato, ele deu um mísero aumento no salário mínimo?
Então, interveio um “conciliador” ao que me pareceu, desejoso de botar fim naquele assunto: “político é tudo igual”! Quando volta à cena o bolsonaristas: “O PT, têm a Globo-lixo ao seu lado, a mídia é toda petralha”. Quanto choro de arrependimento? Não foi a TV Globo que contratou Sérgio Mooro, como seu galã do Jornal Nacional, para incriminar o Lula? Nesse momento, ela não era Globo-lixo, não, não é mesmo? Nesse momento, ela tinha toda credibilidade para os bolsonaristas e era aplaudida pelo então presidente que, levou o garoto propaganda para ocupar cargo de ministro, em troca da farsa, né!
Se a Globo é lixo, o que dizer da Jovem Pan, da TV Record com seu bispo Macedo e seus pastores de plantão? A mídia se resume em TV Globo? Não estariam vocês, dando muito valor a uma única emissora? Que lixo é esse, que os bolsonaristas valorizam tanto?
Caramba! Já sei no que isso vai dar: brigas, discussões homéricas, projeções, números de pesquisas eleitorais, inverdades de ambos os lados, que geram inimizades; quando não ocorre o pior, como agressões físicas e atos ainda mais violentos. E quando me dou conta, o artigo que faria, falando dos transtornos causados pelas fortes chuvas nas cidades vizinhas e região, se perdeu.
Queria antes, falar da falta que fizeram as chuvas, deixando ressequido o solo, maltratando a vegetação, ceifando jardins inteiros que estariam hoje, floridos com a chegada da primavera... mas, obviamente, render louvores ao nosso Deus que tudo sabe e de tudo cuida para que a vida floresça. Ainda que de imediato não entendamos, os planos do Pai são perfeitos.
Voltarei a esses temas ainda nessa edição. Agora, no entanto, encerro aqui essa matéria, informando ao leitor que, em razão de discussão política – pelo menos, são as informações que colhi, hoje pela manhã – houve uma briga nas imediações da Praça Maria Arquetti, em que um jovem foi esfaqueado. O agressor antes de se evadir do local, tomou uma paulada e, ferido, não conseguiu ir muito longe, sendo capturado pela Policia Militar, na rua Padre Messias Passos, escondido no quintal do senhor Mário Baiano. Ambos foram conduzidos ao Hospital São Paulo, lá estão, com escolta policial.
O agressor, certamente, será conduzido à Delegacia de Polícia, onde responderá por tentativa de homicídio. A vítima, que passara por cirurgia, deve demorar um tempo maior para se recuperar e, então, será ouvido também, para se saber mais sobre a motivação do atentado. Na verdade, os dois são vítimas da ignorância, da estupidez, que os fazem crer que as coisas se resolvem com violência e não com o diálogo. Vítima somos todos nós, cachoeirenses que aqui residem e estão a mercê desses bárbaros, já que nos foi tirado o Sub-Destacamento da Polícia militar há duas décadas e, desde então, nossa Cachoeira que respirava ares pacíficos, voltou a ser esse cenário deprimente.
Fernando Mauro Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comentarios