Buscar
04 – DIA DO AMIGO DO FACEBOOK - UM CLIQUE QUE PODE MUDAR SUA VIDA
- Fernando Mauro Ribeiro
- 4 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Vivemos um tempo que tudo se dá de maneira muito rápida, conhecemos milhares de pessoas através de nossos acessos à internet, abrimos janelas para relacionamentos e por menos de caracteres há quem diga que se possam fazer amigos.
Qualificamos como melhor amigo aquele que conhecemos no ponto de ônibus, ou no intervalo da faculdade. Deixamos as fotos no Instagram no privado, até que aconteça o primeiro pedido a elas. Condicionamo-nos a colocar nos blogs os momentos marcantes e os fatos inusitados.
Mas estar em todas as redes sociais me faz estar de fato ou me força a ser qualquer coisa menos eu mesmo? Muitos tentam “demonizar” as redes sociais dizendo que elas estão gerando as pessoas mais individualistas, fechadas em seu mundinho, duplas personalidades, e por aí vai. Não quero aqui fazer o papel de advogado delas, pois acredito que as redes sociais como lugar, podem gerar novos comportamentos sim, mas acredito que está em jogo é muito mais do que a pessoa traz como “seu” para a rede e como se posiciona nela do que a rede como produtora de “males modernos”! Ressalto: as redes como lugar podem gerar muita coisa, sim!
Mas quero pensar o homem que está conectado nessas redes, seus desejos e anseios. Quais os motivos que o direcionam a dar determinado clique? Aqui mora o centro da questão! É este mundo de desejo que precisa ser vasculhado, pois é a partir daí que terá uma postura X, Y ou Z na rede.
Por exemplo, fico intrigado com tantas pessoas que perderam a capacidade de curtir um momento bacana com os amigos e ficam na fissura de tirar uma foto desse momento e colocar no Instagram para que o número de “curtidas” na rede possa dar certa sensação de prazer, e o prazer de estar com os amigos já foi embora no tempo gasto que ela desperdiçou apertando a tecla de atualizar o aplicativo.
Sem contar que, o motivo de colocar a foto no Instagram é para que determinada pessoa possa ver e perceber que ela está “curtindo” com os amigos. Sei lá, tantos motivos podem envolver uma foto no Instagram; cada um precisa examinarmos seus e diante deles ser bem sincero. O que está me movendo a isso ou aquilo?
Quando se fala de postura na internet, muitos param no produto final, no comportamento que se vê, mas é preciso um olhar mais aprofundado. Por detrás de uma pessoa que está constantemente te mandando mensagem inbox “me segue” “me aceita” e por aí vai, pode ter uma pessoa tão sozinha que precisa ser ajudada a se possuir e se amar e não ficar mendigando as migalhas que caem do tweets das timelilines. Quer ter uma postura bacana nas redes sociais? Examine o motivo que te leva a dar o enter! Grandes pecados serão evitados e muita coisa boa vai acontecer! Tamu junto!
Adriano Gonçalves – Revista Canção Nova
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments