top of page
Buscar

06 – HOJE É DIA DE SANTO REIS, E NO RIO, JÁ É CARNAVAL

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 6 de jan.
  • 3 min de leitura

Hoje pela manhã, comentando sobre uma postagem acerca dos Reis Magos, a pessoa perguntava por onde andavam eles e então escrevi algo mais ou menos assim: “Tenho me encontrado com os Três Reis Magos nos vários presépios que vi e fotografei nesse período que compreende o Advento e o Natal, em minhas andanças pelo Rio e Bahia, nos shoppings, nas Igrejas, nas vitrines das lojas, às vezes também nas praças.

     Sei tratar-se de Baltazar, Melchior e Gaspar. Mas não os identifico facilmente, já pensei em descobrir suas identidades através dos presentes ofertados ao Menino-Deus: ouro, incenso e mirra. Contudo, pelos potes que trazem consigo, não fiz nenhum progresso. As informações de que disponho são que:

Melchior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur. Terra dos Caudeus.

Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio.

Baltazar era mouro, de barba cerrada e de quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz.

     Hoje, eles se retiraram, retornando às suas cidades de origem. O percurso, a rota, não sei. Se nem a Herodes – o todo poderoso da época – eles disseram. Mas é oportuno sim que o felicitemos. As Folias de Reis, de alguma forma, os evidenciam em suas cantorias. Com sua indumentária colorida e os instrumentos ornados de flores e fitas eles visitam as casas, anunciando a chegada do Menino-Jesus.

        Há também uma canção da década de 1970, interpretada por Tim Maia e que fez enorme sucesso, que diz: “Hoje é dia de Santo Reis. Anda meio esquecido, mas é o dia da festa de Santo Reis. Eles chegam tocando sanfona e violão, os pandeiros de fitas, carregam sempre na mão...”  Hoje, pois, Dia de Santos Reis, os foliões encerram sua bela jornada. Viva Santos Reis!

      Quando eu digo que os foliões encerram hoje o seu trabalho, é para ceder espaço, abrir alas para outros foliões. Ainda ouço o eco do “Noite Feliz”, mas ontem, em Copacabana já haviam blocos com seus batuques e centenas de foliões. Preparemo-nos, porque aí vem um outro rei. O Rei Momo.

      Não nos esqueçamos, pois, do Rei dos reis e Senhor dos senhores: JESUS CRISTO, o Filho de Deus!

 

NO RIO, BASTA O ANO COMEÇAR PARA O CARNAVAL GANHAR AS RUAS

      Faltam quase dois meses para o Rei Momo receber a chave da cidade, mas no Rio, a folia está on! Vários blocos fizeram ontem a abertura não oficial do Carnaval de rua carioca, para alegria dos foliões e de quem aproveitou para faturar como os vendedores ambulantes, quiosques da orla, bares e restaurantes.

     Blocos fizeram a festa ontem, mostrando que os cariocas não vão esperar até março. Vários blocos tomaram as ruas do Rio ontem, ainda que faltam quase dois meses para cair na folia, já que o carnaval desse ano só começa oficialmente no dia primeiro de março. Até lá, a maratona promete.

       A irreverência não deixou de lado personagens que viralizaram nas redes sociais. Uma foliã se fantasiou de Jeniffer Castro, a moça que acumulou mais de dois milhões de seguidores por se negar a ceder o assento na janela do avião a uma criança. Tinha de tudo, desde o funk até samba de roda, samba de coco, maracatu, sambas enredos e marchinhas.

       O Bloco Mulheres Rodadas optou pelas marchinhas. Com tantas opções no centro, teve gente que nem sabia em que bloco estava. Presente em diversos blocos o Grupo Pernas de Paus se mostraram uma forte tendência no pré-carnaval.

       O dia amanheceu nublado, mas logo o sol apareceu, e os ambulantes também fizeram a festa aproveitando a animação de quem estava nos blocos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page