top of page
Buscar

06 - NÃO SOU DONO DA VERDADE, É SÓ UMA REFLEXÃO!

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 6 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Olá, meu irmão, não fique aí parado, nem espere sentado, pois a vida é passageira e, ela flerta com quem se põe a caminhar. Pense que seus pais precisam de você, seus filhos precisos de você, seus irmãos, seus amigos, sua paróquia, sua pátria precisa de você... e você precisa compreender que ainda não fez nada na vida. Pense! Aja!

  Levante, desligue o celular, retire da bolsa o seu terço e ative-o para minimizar o padecimento. Não desperdice você, todos os anos com pedras nas mãos. Aprenda a ver em cada pessoa, em cada vivente a encarnação de toda energia, de toda beleza, de toda beneficência, isto é, Deus.

  O erro está em você dar ao cérebro mais valor do que ele tem. Sua inteligência acanhada não é suficiente para esquadrinhar os caminhos de Deus. A mera esperteza, que é o que a sua inteligência muitas vezes é, não pode reconhecer Deus. A divindade só pode ser compreendida pelo amor, pela fé e pela disciplina espiritual. A lógica é incapaz de desvelar.

  O egoísmo do homem é a causa de todos os seus males. O homem é como o tigre que se recusa a comer grama até o último extremo da fome. Há certas coisas que i homem deve se escusar a fazer, até mesmo diante da maior provocação ou da mais atraente tentação. Só assim merece ser chamado homem.

  Quando seu ego cruzar os limites de sua família ou grupo e abraçar bondosamente aqueles que se acham além, você pode dar os primeiros passos para cruzar as fronteiras.

  De nada adianta fazer pregações aos outros, se seus pensamentos e condutas não mudaram. Engaje-se na disciplina espiritual para limpar seu coração e sua mente e enche-los com pensamentos e sentimentos puros.

  Faça de seu coração e sua mente a morada das ações virtuosas. Sem reta conduta, todas as práticas espirituais são de nenhum valor. O sentido do “eu” tem de ser mantido até submergir o sentido do “nós” para finalmente no “dele”. Mas se seus pensamentos e sentimentos não acompanharem suas pregações, não desesperem nem desanimem, pois o caminho da iluminação requer uma longa viagem através de renúncia, compaixão, retidão e paciência. 

  Os valores materiais são exemplos temporários; evitem a obsessão por obtê-los. Vocês só podem obter prazeres efêmeros dos objetos impermanentes, obtidos pelos sentidos. Da experiência de santos e sábios, você pode se dar conta de que a alegria obtida do mundo externo e infinitesimal, quando comparada com a bem-aventurança da disciplina espiritual.

  Valorizem as coisas pelo que elas realmente são e nunca se prenda à matéria. Então e somente então, encontrarão o caminho para restabelecer a completa harmonia entre o corpo e a alma e desfrutarão da saúde perfeita que flui dessa harmonia. Para viver uma vida feliz, pacífica e satisfatória é preciso uma boa educação baseada em uma ação correta.

  Constantemente indaguem de si mesmos: “Como posso servir aos demais? Desenvolvendo desprendimento, vocês estarão minimizando as fontes da desilusão, da tristeza e da dor.

 Por que digo essas coisas? Movido talvez por um sentimento de fraternidade. Óbvio, sem querer ser o “dono da verdade”, mas vejo a Igreja a convidar para as rezas, procissões, celebrações na matriz, o Cristo a dizer claramente que, a messe é grande e que precisa de operários, o Redentor, que num gesto de fraterno amor, se põe de braços abertos e você se mantêm de braços cruzados.

  O cortejo segue, os devotos conduzem s imagem pelas vias da cidade, a procissão segue cantando, rezando e louvando... e nas portas das vendas, nos botecos das esquinas, debruçadas nas janelas, nas sacadas, no interior das casas diante da TV, há tanta gente. Tanta gente indiferente, ociosa, alienada, distante de Deus e diante de si mesmas, talvez!

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page