Buscar
06 – SUA EXELÊNCIA: O LIVRO – UM LIVRO ABERTO É UM CÉREBRO QUE FALA
- Fernando Mauro Ribeiro
- 6 de abr.
- 4 min de leitura
Sempre, nesse mês, gosto de falar um pouco sobre a importância do Livro. No dia 03 de abril, comemora-se o Dia do Livro Infanto-Juvenil. Depois já encontrei outras datas: 18, 23 e 25 como o Dia Nacional e o Dia Mundial do Livro e que também é celebrado o Dia do Autor. Decidi por mim mesmo que, dia do Livro é todo dia e assim resolvi escrever um pouco sobre o assunto.
Nem sei por onde começar. Falar do livro, de sua importância e de minha relação com ele não me parece fácil. Primeiro porque sua importância é gigantesca e indescritível na vida dos seres humanos, ou pelo menos deveria ser. Para mim, é assim que o vejo, pois tenho uma relação apaixonada – os livros são apaixonantes – com o Livro, com a escrita de um modo geral.
Mas agora, no seu dia, me refiro à Sua Excelência o Livro. Quantos livros já lidos, páginas consumidas, quantas horas de prazer, quanta viagem pelo mundo, os livros me proporcionaram. “Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado é um amigo que espera; esquecido é uma alma que perdoa; destruído é um coração que chora”. Há um provérbio árabe que diz: “Pode um homem tornar-se culto pela cultura dos outros; mas só se torna sábio pelas próprias experiências”. Por isso, leia, conte história, faça suas próprias experiências...mesmo que não escrevas livros, és o escritor da tua vida.
Gosto de ler. Leio sempre, obras diversas, diversos autores, ideias sobre todos os ângulos e extensão. Acabo de reler “Sonetos do Caminho” de Paulo Bomfim, 111 páginas. Gostosos Poemas de se ler, “A selva é mar de todos os naufrágios. Inutilmente somos a presença daqueles que partiram sem voltar”. E de algum tempo para cá, tenho em minha cabeceira, além de “Confissões de Santo Agostinho” – da série: Os Pensadores – 324 páginas, que li em 1988, mas gosto de consulta-lo, vez em quando; um livro de Márcio Mendes, 269 páginas, livro espetacular que, cada noite, depois de fazer minhas orações, me sentindo cansado, com um fio de esperança de luta, me dá alento, ensina, eleva o pensamento, leva-me a questionar meu comodismo em relação a ser mais atuante nos serviços de minha Igreja. Livro que me leva a percorrer um caminho que me aproximará mais de Deus, deixando para trás o que me atrapalha e os pecados que me rodeiam. Livro que é companheiro de jornada e que me auxilia com os melhores conselhos inspirados na Palavra de Deus a indicar-me sempre o próximo passo.
“Um livro é uma atitude diante do mundo, uma atitude de reflexão, sonho, emoção, solidariedade, compreensão”.
Aliás, o livro é tudo isso e mais alguma coisa: é a formação, treinamento, a habilitação. O livro é, a meu ver, um instrumento que, na mão dos professores, transforma e enriquece o aprendizado do aluno.
Nós, professores, pais, educadores ou não, devemos estimular nossas crianças à prática da leitura, lembrando que, “somos o resultado do que lemos, vemos e ouvimos. Eles fazem a nossa história pessoal e coletiva”.
Fernando M. Ribeiro
DIA MUNDIAL DO LIVRO
O Dia Mundial do Livro, ou simplesmente Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril. Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, a data também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.
DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR
No Dia Mundial do Livro também é celebrado o Dia dos Direitos de Autor. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data do "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.
Uma tradição catalã ligada aos livros já existia no dia 23 de abril, e parece ter influenciado a escolha da Unesco. Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro. Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.
ORIGEM DO DIA MUNDIAL DO LIVRO
A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral. O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.
23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
ATIVIDADES PARA O DIA MUNDIAL DO LIVRO
Escreva uma estória em grupo;
Leia um livro em voz alta;
Incentive as crianças a lerem versões infantis dos grandes clássicos da literatura;
Aproveite a oportunidade para contar a história dos grandes escritores do mundo;
Desenhe ou pinte desenhos sobre Dom Quixote ou de outros clássicos da literatura, por exemplo.
·Site: www.calendarr.com brasil/dia-mundial-do-livro/
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments