07 - MISSA DO 3º DOMINGO DA QUARESMA, NA MATRIZ, EM CACHOEIRA
- Fernando Mauro Ribeiro
- 7 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Continuamos no tempo forte da Quaresma e ao final do mês, no dia 28 de março, no Domingo de Ramos, iniciaremos a Semana Santa. Somos convidados a participar deste grande momento da Igreja e a presenciar os últimos acontecimentos da vida de Jesus. A própria liturgia nos coloca nesta atitude quando, na procissão com os ramos, deixamos de ser meros expectadores para estarmos inseridos em todos os mistérios da Semana Santa. Nós somos a razão, os destinatários por quem Jesus morreu na Cruz.
Muitas vezes, nos sentimos desamparados e não compreendemos que jamais nossos sofrimentos serão maiores do que o de Jesus. Portanto, olhemos para como Jesus, mesmo na ilusória ausência e no silêncio de Deus, colocou n’Ele toda sua confiança e esperança.
A ressurreição de Jesus, é a resposta de Deus. Jesus, mesmo não querendo a cruz, teve que aprender por Ele mesmo o que significa a palavra obediência e passar pelo esvaziamento, e até pelo aniquilamento. Preparemo-nos, pois, ao longo desses dias que antecedem a Semana Santa, para iniciarmos o Tríduo Pascal com nossos corações abertos e permitir que o processo de santificação aconteça em nós. É isso que celebramos na Páscoa: êxodo, mudança, saída, caminho, libertação, ressurreição!
Nesse domingo, Padre João Pedro celebrou na Igreja-matriz, Missa do 3º Domingo da Quaresma. Nesse tempo de pandemia que está se estendendo e não se sabe até quando vamos ter que conviver com isso, uma vez que a vacinação segue de forma lenta, quando esperava-se ter, já imunizado um número muito maior de pessoas, falta vacinas e a situação se complica a cada dia, fazendo subir assustadoramente o número de óbitos no país - o número de fiéis mantém a média.
Foram 81 paroquianos a participarem da santa missa nesse domingo, quando em sua homilia, nosso pároco falou que: “Jesus é o novo Templo, carregado de misericórdia e de um outro projeto de relacionamento com Deus e com os irmãos. A lógica de Deus, não se compara jamais, com a lógica humana. O dom de Deus, seu amor, se manifesta na simplicidade das coisas e, por isso, torna-se relativo e provisório o que não concorda com o jeito divino. Falou também sobre a Campanha da Fraternidade. “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor. Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez-se uma unidade” (Ef. 2. 14 a).
Exortou-nos em relação aos riscos da pandemia que está ceifando muitas vidas. Reafirmou a necessidade de se observar o protocolo de segurança para a nossa saúde, com o uso sistematicamente da máscara, o álcool gel e o distanciamento, evitando aglomerações. Padre João falou ainda das obras que serão iniciadas no próximo mês: a pintura externa do prédio da Matriz São Sebastião. O Cura, felicitou as mulheres pelo seu dia a ser comemorado na segunda-feira: o Dia Internacional da Mulher.
Com relação aos avisos da Comunidade, foi-nos informado que na Paróquia terá atividade ao longo de toda a semana:
OS AVISOS DA PARÓQUIA:
No dia 08, segunda-feira, às 19:00 horas: Terço do Apostolado dos Homens na Igreja Matriz
No dia 09, terça-feira, às 19:00 horas: Reunião para todos os membros do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus. Na Matriz.
Na quarta-feira, às 19:00 horas: Ensaio para o Coral SantaCecília, às 19:00 horas, na Matriz.
Na quinta-feira, às 18:00 horas, - serão duas horas de oração, louvor e adoração - Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja-matriz, com encerramento às 20:00 horas.
Na sexta-feira, às 19 horas, estamos percorrendo o Caminho de Jesus, rumo à Páscoa, com a realização da Via Sacra na Matriz. Momento que tem importância vital para a nossa fé. Convide o seu amigo, seu vizinho para participar conosco. Converter-se significa voltar-se para Deus.
No domingo, às 09;00 horas, Missa na Igreja-matriz São Sebastião.
Fernando Mauro Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments