Buscar
10 - DIA DA IMPRENSA
- Fernando Mauro Ribeiro
- 10 de set. de 2023
- 2 min de leitura
“No 29º aniversário do Jornal Novo Tempo somos convidados a reafirmar o compromisso - que fizemos a vinte e cinco anos atrás, desde a sua primeira edição – de estar a serviço da verdade, informar com imparcialidade, valorizar a família, dar vez e voz ao nosso povo, ser seu porta voz, de valorizar a família e de sermos construtores da paz”. O Novo tempo nasceu em setembro de 1995, no mês da comunicação da Palavra: as Sagradas Escrituras, no mês em que se comemora o Dia do Radialista; Dia da Radiodifusão, Dia da Imprensa. Somos um pequeno grão de areia nesse universo da comunicação, mas, como definiu um leitor, somos “um pequeno riacho com força de oceano”. Entendemos que os meios de comunicação tanto podem ajudar como dificultar a comunicação entre as pessoas. Favorecem, se colaboram para a construção de pontes entre elas, dificultam, se ocupam tanto tempo na vida de uma pessoa que a leva a si fechar em si mesma.
Se ao ler isso, você se lembrou logo do que se vê por toda a parte – crianças, jovens e adultos teclando continuamente, indiferentes ao que acontece ao seu redor -, entendeu o que quero expressar. Os meios de comunicação enquanto tal são neutros, isto é, não têm partido político, religião ou preferência por um determinado clube. Mas, por trás deles, encontram-se pessoas com sua visão de mundo, seus interesses e suas propostas. Sonhar com uma comunicação cem por cento objetiva é pensar com um mundo irreal. Comunicar é escolher; é dar prioridade a determinados assuntos, em detrimento de outros; é destacar valores.
Reconhecemos, por exemplo, que o jornal Novo Tempo é conduzido por algumas convicções:
Primeira: A comunicação nasceu no coração de Deus. Ele nasceu para nos comunicar seu amor. Enviou-nos o seu Filho como a sua Palavra, como “a” Palavra, para revelar o que espera de nós, seus filhos e filhas.
Segunda: A comunicação deve estar a serviço da verdade. Só ela nos torna livres. A mentira pode ser apresentada como formas tão belas que acaba sendo confundida com a própria verdade, - infelizmente vemos isso, todos os dias na tela da TV em nossos telejornais e também na imprensa escrita – uma mídia veladamente tendenciosa, grupos especializados em postar notícias falsas, as conhecidas fak News - o que torna mais grave a responsabilidade dos que usam os meios de comunicação.
Terceira: A paz é o grande sonho da humanidade. Quantas pessoas vivem, lutam e morrem pela paz! Nesse campo, os comunicadores têm uma importante missão a desempenhar. Podem não só educar as pessoas, para valorizarem causas nobres, como chamar a atenção da sociedade para injustiças e arbitrariedades.
No vigésimo nono aniversário do Jornal portalnovotempo.com, toda a nossa equipe cada um de nós é convidado a reafirmar o compromisso de estar a serviço da verdade, de valorizar a família, levar aos nossos leitores notícias com imparcialidade, entretenimento, informações sobre o nosso município e sermos promotores da paz!
Fernando M. Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comentarios