top of page
Buscar

10 – O VERÃO JÁ CHEGOU

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 10 de jan.
  • 2 min de leitura

O verão chegou, o sol está quente, a praia superlotada, as temperaturas estão muito elevadas. Durante o dia, um mergulho na piscina, um banho de rio ou relaxar nas águas de uma cachoeira ajuda a reduzir o calor, mas há quem trabalhe exposto ao sol e, nesse caso o protetor solar é ainda mais imprescindível. É bom que se faça uma higienização do ar-condicionado para aumentar a eficiência e reduzir o consumo de energia.

        O calor chegou para valer e, com ele, dois problemas: o calorão e a conta de luz, que dispara por causa da necessidade de usar mais o ar-condicionado. Mas se é quase impossível não ligar o aparelho quando os termômetros sobem muito, há uma forma para o consumo de energia ser feito de forma eficiente. Para isso, é importante que a manutenção e a limpeza do equipamento estejam em dia, conforme destacam os especialistas.

        O uso de um ar-condicionado do tipo Split de 10.000 a 15.000 BTU/h durante oito horas diárias pode representar uma despesa aproximada de 210,00 R$ em um mês, segundo levantamento da concessionária enel. Diante desse gasto, como a higienização e manutenção de aparelhos pode impactar no valor da conta?

        Com o passar do tempo, os aparelhos acumulam sujeira nos filtros e nas serpentinas, o que, além de comprometer a saúde respiratória dos moradores, pode sobrecarregar os aparelhos – o que provoca aumento no consumo da energia.

        Para que a troca de calor entre o ar ambiente e o fluído refrescante aconteça é bom contar com uma superfície limpa. Caso não, a poeira impede que a troca aconteça de maneira eficiente.

        A sujeira e a poeira acumuladas nas bobinas e nos filtros, reduzem o fluxo de ar e forçam o aparelho. E esse esforço feito pelo aparelho tem grande impacto na conta final de luz.

        Um aparelho condicionador de ar pode consumir até 40% a mais de energia quando está sujo, inclusive quando a umidade externa está obstruída. Podemos dizer que o custo com a prevenção chega a ser 90% menor do que se for preciso consertar alguma peça.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page