top of page
Buscar

12 - TERÇO DOS HOMENS NA CAPELA DE N. S. APARECIDA - BAIRRO SÃO TOMÉ

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 12 de set. de 2022
  • 4 min de leitura

SENHOR, EU NÃO SOU DIGNO DE QUE ENTREIS EM MINHA CASA... Poderia ser esse o título dessa matéria, pois esse, é o Evangelho que meditamos hoje, após a reza do Terço. Sim, o grupo de Oração dos Homens que rezam o Terço, se reuniu nessa segunda feira, na Capelinha de Nossa Senhora Aparecida no bairro São Tomé e depois na residência de Ana e Zildo – a pedido do casal – que pediu que lá nos reuníssemos para uma celebração de Ação de Graças pelas bênçãos recebidas.

Nessa noite fria, onde todos nós, aguardamos a chegada da chuva, tão necessária à vida humana e que sabemos, Deus a fará cair, na hora certa; nos reunimos primeiro na Capelinha onde rezamos o Terço da Misericórdia, com um grupo de 23 pessoas. O espaço não comporta muita gente, por isso, é hábito as pessoas se espalharem pela rua e rezarem de frente para a imagem de Nossa Senhora Aparecida no seu nicho, na singela capela.

Na sequência, o grupo, caminhou mais alguns passos, onde nos recebeu em sua residência, Ana Luiza Fernandes para a reza do Terço Mariano. O Apostolado do Terço dos Homens, da Matriz de São Sebastião, em Cachoeira Alegre, se reúne toda segunda-feira, para rezar o Santo Terço e meditar sobre a Palavra de Deus. Depois de um cântico de acolhida, a senhora Ana falou da alegria de receber a todos em sua residência e que havia muitos motivos para louvar a Deus, mas que, de modo especial, agradecia pelo bom êxito de sua cirurgia:

“Uma intervenção cirúrgica bastante complexa, que se fazia necessária em razão das fortes dores que eu sentia, a ponto de dificultar até mesmo o meu caminhar, o meu trabalho diário como dona de casa. Estava muito insegura, a princípio, mas as orações me encheram de esperança e levaram consigo o medo. Quando coloquei os pés naquele hospital em Belo Horizonte, não mais havia medo algum, todas as incertezas se dissiparam. Meu problema era na coluna. Eu sabia que era uma cirurgia de risco, e que colocaria uma prótese, que havia o risco de rejeição e outras questões. Mas coloquei tudo nas mãos de Deus e, quando a gente confia a Deus as nossas dificuldades, Ele age e tudo se resolve.

Estou, então aqui, já deixei o andador, já retornei a B.H. para uma revisão, tá tudo bem, o médico voltou a dizer que a cirurgia fora um sucesso, já estou fazendo minhas atividades em casa, claro, com bastante cuidado, já não tenho mais as dores. Não tenho dúvidas de que foi a mão de Deus agindo em meu favor. Pedi a Virgem Maria: ‘passa na frente e vai abrindo as portas’ e também as orações de vocês, do Terço dos Homens, da família e dos amigos foram fundamentais para que tudo se saísse como saiu. Por isso, os convidei, para novamente virem rezar aqui em minha casa para louvar e agradecer por mais essa graça alcançada. Na verdade, um verdadeiro milagre. Quero agradecer a vocês e pedir que rezemos também esse terço por intenção dos médicos daquele hospital, equipe de enfermagem e todos os seus funcionários”.

Talvez, nem todos percebam, mas a vida em família é uma oração, uma grande oração a Deus Pai. Pena que muitos não dão a devida importância a essa realidade. Que nos mantenhamos firmes, atentos a esse propósito de rezar sempre. Ao final, leu-se o Evangelho e fez-se uma reflexão da Palavra de Deus. Sempre é tempo de louvar a Deus, mas que nesse mês da Bíblia, mês das flores que virão com a chegada da primavera, ergamos um hino de louvor e gratidão à Palavra de Deus e que nos empenhemos em semeá-la no meio do povo e regá-la também para faze-la crescer e ensinar-nos a construir um mundo novo, a caminhar ao encontro de Jesus.


PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

A Palavra proclamada hoje, está em Lucas 7. 1-10, que fala daquele “Oficial romano que enviou alguns dos seus, a Jesus, para pedir que ele salvasse a vida de seu empregado que estava muito doente... em dado momento desse episódio, o oficial diz: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao seu encontro. Mas ordena com a tua palavra e meu servo será curado”. Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. Os mensageiros voltaram para casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde”

“A mim, impressiona muito as atitudes de Jesus e que deveriam ser a nossa também. Ele estava sempre disponível para acudir os pobres, os necessitados, a quem se aproximasse dele cheio de fé. Também me chama bastante a atenção, a fé daquele homem que diz: “Senhor, não sou digno de que entres em minha casa...” Quem falou assim, foi um soldado romano, um oficial que não era considerado participante do povo de Deus. No entanto, dava um belo exemplo de vida.

Primeiro, amava e respeitava seu empregado. Depois, acreditava em Jesus e em seu poder de salvar. E não se dava ares de importância, nem por seus méritos pessoais, nem pelo fato de ser funcionário do Imperador. Pedia com humildade. Não deveria ser também esse, o jeito de cada um de nós, cristão?” (Essa foi a reflexão que fiz, a pedido dos membros do grupo).

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page