Buscar
13 – MISSA E PROCISSÃO DE RAMOS EM CACHOEIRA ALEGRE
- Fernando Mauro Ribeiro
- 13 de abr.
- 2 min de leitura
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso, o senhor poderoso no combate”.
Com a Missa e Procissão de Ramos, a Igreja celebra a Entrada Triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém e abre as solenidades da Semana Santa em Cachoeira Alegre, a Procissão de ramos saiu do Centro de Convivência São Sebastião, à rua Padre Messias Passos, às 18:30 horas, em direção à Igreja-matriz, onde o pároco Pe. Márcio Nunes, celebrou Missa Solene.
Há 2025 anos, Jesus entrava em Jerusalém montado num jumentinho, montaria dos pobres. Que os ramos, com os quais o seguimos hoje, nos lembre, de que Ele é, sim, nosso Rei, mas na cruz: o Rei que veio amar até quem o crucificava. Veio também para nos ensinar esse seu mesmo amor.
Os fiéis, relembrando a cena de Jerusalém, também portando seus ramos, caminhavam pela Pe. Messias Passos, cantando: “Mantos e palmas espalhando vai, o povo alegre de Cachoeira Alegre. Lá bem ao longe se começa a ver, o Filho de Deus que, montado vem.
Enquanto mil vozes ecoam por aí. Hosana ao que vem em nome do Senhor. Com um alento de grande exclamação; prorrompe com voz triunfal: Hosana, ao Rei”!
MISSA E PROCISSÃO DE RAMOS NA PARÓQUIA SÃO PAULO, EM MURIAÉ
Às sete e meia da manhã os paroquianos que se concentraram próximo ao Marco Zero de Muriaé, na Praça do Rosário, participaram da Abertura da Semana Santa oficializada pelo pároco, Pe. Daniel, da Matriz São Paulo. O Cura fez uma saudação a todos, proclamou o Evangelho de Lucas 19, 28-40, fez uma breve exortação acerca da Boa Nova proclamada: “Meus irmãos e irmãs, durante as cinco semanas da Quaresma preparamos o nosso coração pela penitência e obras de caridade. Hoje, aqui nos reunimos e iniciamos com toda a Igreja a celebração do Mistério Pascal de Nosso Senhor, sua morte e ressurreição.
Para consumá-lo Jesus entrou em Jerusalém, sua cidade. Por isso, celebrando com fé e piedade a memória dessa entrada, sigamos os passos de nosso Salvador para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressurreição e de sua vida.
“Santificai estes ramos com a vossa bênção, para que possamos chegar à eterna Jerusalém, seguindo com alegria o Cristo Rei, que vive e reina pelos séculos dos séculos”. Com estas palavras, o sacerdote aspergiu a assembleia e abençoou os ramos.
Em seguida formou-se uma extensa procissão e o povo de Deus seguiu acenando com seus ramos e entoando cânticos de “Hosana ao Rei” até à porta principal da Igreja-matriz São Paulo. Ali, todos aguardaram que a porta se abrisse de par em par, para adentrarem os átrios do Senhor.
O coral entoou o belo hino: “Abre as portas, deixa entrar, o Rei da Glória, é o tempo, ele vem, orientar a nossa História”!
“Ele é o Filho, é o unificador, é hosana nas alturas, é hosana no amor. Santo é seu nome, ó Senhor Deus do Universo, glória a Deus de Israel, nosso Rei e meu Senhor”.
Fernando Mauro Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
Às sete e meia da manhã, já era grande a concentração de fiéis no Pátio da Matriz São Paulo, com vistas à caminhada até ao Horto...
Comments