top of page
Buscar

14 - 11: DIA DO ESTUDANTE - INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: EM QUE ASPECTOS SEUS ALUNOS SÃO INTELIGENTES?

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 14 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Você tem alguns alunos que conseguem criar belos trabalhos de artes visuais, outros têm talentos para o esporte, fazendo séries complexas de movimentos físicos e parecem graciosos. Alguns conseguem tocar tão bem um instrumento musical que, ouvi-los, desperta a sensibilidade. Outros podem vibrar diante do desafio da precisão matemática. Outros podem adorar a ler e já experimentam a emoção de ver suas próprias histórias ou poemas publicados.

Muitos podem ser líderes naturais, oferecendo exemplos positivos e orientação confiável a seus colegas. Outros ainda podem ter conhecimentos pessoais profundos sobre quem são e a que vieram enquanto procuram atingir objetivos de vida importantes.

Entre os alunos mencionados, qual seria o mais inteligente? A pergunta é impossível de responder porque cada um dos exemplos, representa alunos que desenvolveram inteligências diferentes. Cada aluno é único e todos a seu modo oferecem contribuições valiosas para a cultura humana.

Embora a maior parte das pessoas possuam todos os espectros das inteligências, cada indivíduo revela características cognitivas distintas. Possuímos quantidade variadas das oito inteligências e as combinamos e usamos de maneiras extremamente pessoais.

Restringir os programas educacionais ao predomínio das inteligências linguísticas e matemáticas minimiza a importância de outras formas de conhecimento. Assim, muitos alunos que não conseguem demonstrar as inteligências acadêmicas tradicionais, ficam confinados a baixa estima e seus pontos fortes podem permanecer não percebidos e perdidos tanto para a escola quanto para a sociedade em geral.

A pesquisa de Gardner não só revelou uma família mais ampla de inteligências humanas do que previamente se conhecera, mas também gerou uma definição pragmática renovadora do conceito da inteligência. Em vez de ver o “talento” humano em termos de uma pontuação em um teste padronizado, Gardner define inteligência como:

A capacidade para resolver problemas encontrados na vida real.

A capacidade para gerar novos problemas a serem resolvidos.

A capacidade para fazer algo ou oferecer um serviço que é valorizado em sua própria cultura.

A definição de Gardner da inteligência humana ressalta a natureza multicultural da sua teoria.

Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire)

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page