Buscar
14 – A REZA DO TERÇO, A CAMINHADA COM MARIA ATÉ A CAPELINHA E A FESTA DA PADROEIRA NO PORTO
- Fernando Mauro Ribeiro
- 14 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Como já dissemos aqui, o dia 12 de outubro é celebrado com grande entusiasmo por todos nós, brasileiros, que amamos as nossas crianças e veneramos a virgem de Nazaré, mãe de Jesus e nossa mãe. Na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Porto, em Muriaé, que tem a Santa como padroeira, as comemorações dessa quarta-feira contaram com a celebração de 5 missas ao longo de todo o dia.
Na primeira delas, às 06:00 horas da manhã, já se observa um grande número de devotos e nas demais celebrações, comparecem centenas de fiéis para agradecer as bênçãos recebidas. Durante nove dias festivos, aconteceram o novenário, bingos, leilões, cafeteria, fogos de artifício e um almoço de confraternização.
REZA DO TERÇO E CAMINHADA COM MARIA
Fomos convidados pelo casal Dulce e Zé Clovis, para participar da reza do Terço Mariano em sua residência, área rural, na estrada Cachoeira Alegre-Barão do Monte Alto, lá nos reunimos com outros convidados da Comunidade Boa Esperança, Comunidade dos Antunes e Comunidade do Padeiro.
O Papa Francisco nos chama a atenção para três posturas importantes: conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria. Diante das adversidades da vida, podemos perguntar: como viver estas recomendações do Santo Padre sem uma vida de oração? A rotina, o cansaço, a angústia, diariamente nos consomem, e sem oração é quase impossível seguir.
Precisamos rezar mais, rezar sempre, termos a consciência de que somos guerreiros do céu, soldados de Maria e o Terço deve ser visto como escudo de nossa fé. Um soldado sem armadura perde a guerra. Um católico sem oração, esfria, amadurece e tende a distanciar-se de Deus. Ele continuará a falar conosco, mas sem oração não seremos capazes de ouvi-Lo. Portanto, não nos esqueçamos de rezar!
A senhora Aparecida Antunes de Souza – ministra Extraordinária da Eucaristia, na Comunidade Boa Esperança - também exortou a todos sobre a importância de se rezar o Santo Terço e deu início à recitação. Após a reza do Terço, os fiéis se dirigiram em caminhada, cantando e rezando, seguindo um carro de som, até um pequenino oratório que fora construído à margem da estrada, onde fora depositada a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Nossa vida diária deveria ser um constante repouso no coração de Deus. A oração muito nos auxilia nesse processo e deve ser algo prático e real em nossa vida. Se ainda não tem o hábito de rezar; cultive-o, reserve um tempo para isso. Às vezes passamos uma hora ou mais diante da TV e não destinamos 20 minutos para a oração.
Na residência do casal anfitrião, foi servido um coquetel para todos os presentes e a conversa se estendeu por mais algum tempo, na Barraca de Festas. “Agora é hora de conversar, não tenham pressa de irem-se embora”, disse a dona da casa.
Fernando Mauro Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments