Buscar
14 - COLOQUE-SE NO LUGAR DO OUTRO, ENTENDA SEUS SENTIMENTOS
- Fernando Mauro Ribeiro
- 14 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
A intolerância é um dos assuntos mais debatidos na atualidade. Mas essa falta de vontade em reconhecer e respeitar as diferenças pode ter um antídoto: a empatia. O simples fato de se colocar no lugar do outro poderia evitar conflitos dentro do próprio lar e até mesmo resolver alguns problemas mundiais. É que esse atributo nos ajuda a compreender como um indivíduo se sente ou porque opta por determinada decisão.
Para o psicólogo Akim Neto, a empatia é uma forma de combater essa obra de intolerância que. “As pessoas acreditam que suas opiniões são muito importantes e sempre corretas. Com isso, discutir sobre diferenças se tornou cada vez difícil e as pessoas tendem a brigar cada vez mais por opiniões contrárias”, explica o psicólogo.
Ser empático pode ser uma questão de treino. Segundo Akim Neto, o primeiro passo é estar atento a todas as emoções, “aquilo que percebemos bem em nós, podemos perceber melhor nos outros. Com isso a pessoa consegue ser empática ao invés de julgadora daquilo que vê e sente nos outros”. O passo seguinte é valorizar as emoções e expressões do outro. E, também, estar atento às pessoas: “realmente prestar atenção em vez de fingir que presta atenção, sugere.
A empatia proporciona o distanciamento de preconceitos que estão enraizados em nossa cultura. Nos ajuda a entrar em contato com a condição humana ao invés de tentar fugir dela”, conta Akim Neto. Além disso, ela pode ser exercida por qualquer um, em qualquer ambiente. No trabalho, um profissional pode se colocar no lugar do chefe e tentar compreender uma decisão.
O contrário também funciona: o superior pode se colocar no lugar da equipe e entender o motivo pelo qual uma decisão não foi bem aceita. Dessa maneira, a empatia pode ser exercida em casa, na escola, no convívio com toda a família, amigos e com desconhecidos.
Você pratica a empatia]. Se não, o convidamos para esse treino. Coloque-se no lugar do outro, entenda seus sentimentos, sinta suas emoções e trate o próximo como você gostaria de ser tratado. A compaixão é uma boa aliada à empatia. Juntas, elas podem fazer você enxergar o mundo de outra forma.
Fonte: Jornal do Evangelizador
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments