Buscar
14 – EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
- Fernando Mauro Ribeiro
- 14 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Celebramos o sinal de nossa salvação, a Santa Cruz, na qual o Cristo nos ofereceu a sua própria vida. Ela é e será sempre um sinal da presença amorosa de Deus. Mas não podemos nos esquecer de que o Cristo continua a ser crucificado nos crucificados no mundo: os menores abandonados, escravizados, explorados, injustiçados... Enquanto houver quem clama por vida, os que creem no Cristo tem o dever de trabalhar em favor da vida dos sofredores. Cristo nos remiu, mas junto dele somos também redentores.
Ao celebrarmos no dia 14 de setembro, a Exaltação da Santa Cruz, como não nos lembrarmos de São Paulo, que disse: “Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os Judeus e loucura para os pagãos; mas, para os eleitos, é força de Deus e sabedoria de Deus” (1 Cor. 1, 23-24).
Enquanto celebramos a paixão e crucificação de Jesus na Sexta-Feira Santa, na festa da Exaltação da Santa Cruz, celebramos a Cruz como instrumento de salvação, fonte de nossa santidade e o símbolo da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.
Pela Cruz de Cristo, as trevas são repelidas, a luz de Deus ilumina toda a Terra e os seres humanos, de todos os tempos são resgatados do pecado e da morte eterna.
Como Jesus foi elevado na Cruz, por Ele também nós somos levados para o alto, para que abandonando a vida de pecado, alcancemos a vida eterna no Céu.
Jesus está vivo, ressuscitado, mas a sua Cruz nunca pode ser esquecida, pois ela nos recorda o Seu sacrifício para nos salvar e nos libertar. A Cruz de Cristo deve ser vista como a árvore da vida que destruiu a árvore de Adão do pecado e da morte.
Era minha intenção conversar com nosso pároco Márcio Nunes, sobre essa tradição da Igreja e esse hábito salutar do cachoeirense, que foi se perdendo com o passar do tempo. Assim convidaria o grupo do Terço dos Homens e quem mais desejasse participar, para uma visita ao Santo Cruzeiro, situado a aproximadamente quinhentos metros da praça Olavo Carlos dos Santos (a praça da Matriz) no alto do Morro do Ipiranga, para rezar o santo Terço. Contudo, isso não aconteceu em virtude de compromissos meus, assumidos anteriormente, em Muriaé, o que me impossibilitou de fazê-lo. Oxalá aconteça de nos organizarmos para esse encontro em outra data.
Você pode conhecer mais sobre esta importante data para a Igreja, para nós cristãos e principalmente, para nós cachoeirenses, outras duas datas que se recomenda visitar o local. Leia, nessa mesma edição o artigo: O SANTO SANT0 CRUZEIRO, A BÍBLIA E UM JORNAL que fala da existência dessa Cruz, que há mais de meio século, como guardiã de nossa cidade, tem os braços abertos para acolher a todos que nos visitarem.
Todos os dias temos milhões de pessoas que nascem, crescem e buscam a Deus. O Porta Novo Tempo deseja as boas vindas a todos que nos visitam, porque entende também como missão receber aqueles que chegam e dar a eles o que precisam: serem levados a Deus, pelo sangue de Jesus Cristo, com a ternura de Maria, as bênçãos de nosso padroeiro São Sebastião e o carisma de nosso pároco Márcio Nunes. A missa nos alimenta, nutre e une a Jesus e Maria. Ela nos dá a força e a coragem para que nós, com agilidade e disponibilidade continuemos a missão de Jesus no mundo.
Somos os ramos da videira, a riqueza de Jesus, e nós produzimos seus frutos. Com a Sua seiva, Ele nos alimenta e nos faz capazes de levar ao mundo a sua presença, não somente com palavras, mas com testemunhos e exemplos.
Fernando Mauro Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments