Buscar
14 – EXALTAÇÃO À SANTA CRUZ – VISITE O CRUZEIRO EM CACHOEIRA
- Fernando Mauro Ribeiro
- 14 de set. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 28 de set. de 2021
“Exaltar a Santa Cruz é acreditar que nela está a nossa salvação”!
Setembro é o mês da Cruz, o mês da Bíblia, o mês da Palavra. E viver a Palavra é viver a cruz de cada dia, porque a cruz é o sentido de nossa vida. É carregando a cruz que nós chegaremos à ressurreição, que chegaremos ao céu. Há um caminho a percorrer. Não há como chegar ao céu sem passar pela cruz. É importante ver onde estamos, olhar onde queremos chegar, sem nos preocuparmos com o percurso, se é longo, difícil, doloroso, pois a alegria da chegada compensa todos os esforços da caminhada, do desacomodar-se, do desinstalar-se.
Sempre que falo dessa data: Exaltação da Santa Cruz, gosto de lembrar do nosso Glorioso e Santo Cruzeiro, que do cume do Morro do Ypiranga, guarda nossa cidade, há 56 anos. É oportuno também exortar que se ganha indulgência, as pessoas que visitarem o local e, com fé fizerem suas orações.
Nesse mundo onde se há uma tendência à secularização, onde a fé é deixada de lado, onde nossos costumes e tradições, devoções e religião vão ficando à margem; já nem se cogita mais de se reunir com o povo, para subir a colina e fazer, aos pés daquela Cruz, nossas orações, como outrora fazíamos. Me lembro que a última tentativa, quem a fez, foi Ana Maria Ribeiro Mingorança, quando, em setembro de 2018, fez a todos, o convite e, compareceram apenas duas pessoas.
De qualquer forma, mais uma vez, aí está o convite para aqueles que se sentirem “tocados”, visitarem o local, para fazer lá, suas preces. Vivas estão na minha memória, a figura daquele menino de oito anos, encantado e um tanto surpreso com aquela multidão de fiéis que subiam o Morro do Ypiranga ao som da Banda de Música, conduzindo aquela enorme e pesada cruz, para fixa-la no cume do referido monte.
O tal menino, é esse que vos escreve. Cresceu, envelheceu, mas não perdeu a fé e nem o hábito de subir aquele Morro para elevar a Deus suas preces, contemplar de lá, sua amada Cachoeira e por alguns momentos silenciar-se, para ouvir o canto que ainda hoje ecoa em seus ouvidos:
“Aqui, bem estamos vendo, \ brilhar uma clara luz; \ é, que, estão do céu caindo \ reflexos da Santa Cruz!
É arma em qualquer perigo, \ é brilho de eterna luz, \ Bandeira vitoriosa \ o santo sinal da Cruz.
Bendita e louvada seja \ no céu a eterna luz, \ e nós, também cá na terra \ louvemos a Santa Cruz...”
O texto que se segue, já publiquei-o aqui, em outra ocasião, mas, porque considero-o esclarecedor e, imagino que de alguma forma, pode despertar em ti a fé; julgo oportuno fazê-lo novamente. Leia, medite entenda e viva a História da Cruz:
A CRUZ: SÍMBOLO REVELADOR DA VITÓRIA DE JESUS
“Exaltação da Santa Cruz. Reunimo-nos com todos os santos neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidadee símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso: “Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os Judeus, loucura para os pagãos’ (1Cor. 1-23.
Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes Basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma construída sobre o Monte do Gólgota; e a outra em Anástasis, local em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus. A dedicação dessas duas basílicas, remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis.
Encontrada por Santa Helena, a Cruz foi roubada pelo rei persa Cosroe Perviz, durante a conquista da cidade Santa; e, a partir do século VII, comemora-se a recuperação da preciosa relíquia, pelo Imperador Heráclio, em 628.
Historiadores contam que o Imperador levou a Santa Cruz, às costas, desde Tiberíades até Jerusalém, onde a entregou ao patriarca Zacarias, no dia 3 de maio de 630, tendo sido a Festa da Exaltação da Santa Cruz também a ser celebrada no Ocidente. Graças a Deus, a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, por isso, neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos:
“Do Rei avança o Estandarte, \ fulge o mistério da Cruz, \ onde por nós suspenso \ o autor da vida, Jesus.
Do lado morto de Cristo, \ onde ao golpe que lhe vibravam \ para lavar meu pecado \ o sangue e a água jorravam.
Árvore esplêndida, bela de rubra púrpura \ ornada \ dos santos membros \ tocar digna só vós fostes achada”. Viva Jesus! Viva a Santa Cruz” ‘Santa Cruz, sede a nossa salvação”
ORAÇÃO: Deus, todo poderoso, que sofreste a morte sobre madeiro sagrado, por todos os nossos pecados, sede comigo
Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de mim,
Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança.
Santa Cruz de jesus Cristo, afastai de mim toda arma cortante.
Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai em mim todo bem.
Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo o mal.
Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei que eu siga o caminho da salvação.
Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos acidentes corporais.
Santa Cruz de Jesus Cristo, vos adoro para sempre;
Santa Cruz de Jesus Cristo, Fazei com que o espírito maligno e infalível se afaste de mim.
Conduzi-me jesus à vida eterna. Amém!
Por todos os séculos dos séculos. Amém”.
Fernando Mauro Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments