top of page
Buscar

15 - CPI QUER DADOS DO CELULAR DE BOLSONARO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 15 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Comissão aprova pedido para que a PF compartilhe informações de celular.

Em um dia marcado por derrotas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na CPI do 8 de janeiro, parlamentares aprovaram requerimento que prevê o acesso a dados extraídos do celular do ex-chefe do Palácio do Planalto.

O pedido é para que a Polícia Federal compartilhe o resultado da análise feita no aparelho apreendido durante a operação que apura suspeita de fraude no cartão de vacinação do ex-presidente e de sua filha.

Além disso, dois assessores próximos a Bolsonaro, o ex-ministro Anderson Torres e ex-ajudante de ordem Mauro Cid, também poderão ter os dados de seus aparelhos acessados pelos integrantes da comissão. A CPI decidiu ainda que vai convocar personagens centrais para apurar os ataques golpistas do dia 8 de janeiro, incluindo Torres e Cid.

Os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno, ex-ministros de Bolsonaro, também tiveram suas convocações aprovadas. Há pedidos aprovados para convocar George Washington de Oliveira, preso após tentativa de ataque com bombas nas intermediações do aeroporto de Brasília, no fim de dezembro.

Personagens ligados ao governo do presidente Lula (PT) tiveram as convocações rejeitadas: o general Gonçalves Dias, que era ministro do Gabinete de Segurança do Institucional (GSI), quando ocorreu a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal federal, e o ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência Saulo Moura da Cunha, que estava no comando da Abin em 8 de janeiro.

A oposição queria chamá-los para acompanhar a tese de que a atual gestão se omitiu, facilitando a invasão. A CPI aprovou o requerimento da cópia de todos os emails, mensagens, documentos e ofícios emitidos ou recebidos pelo Comando Militar do Planalto entre 6 e 8 de janeiro de 2023, em razão das medidas de segurança adotadas para restringir o acesso de manifestantes à Praça dos Três Poderes.

Também foi decidida a convocação do general Jorge Eduardo Naime, então comandante do Departamento de Apurações da Polícia Militar do Distrito Federal.

O aplicativo Telegram será intimado pelos parlamentares a fornecer informações (mensagens) sobre grupos que tramaram os atos golpistas.

Fonte: extra.globo.com

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page