top of page
Buscar

15 - GÁVEA, MUSEU DO FLAMENGO, CLUBE DE FUTEBOL DO ZICO... É O RIO EM EBULIÇÃO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 15 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de set. de 2021

Nessa minha estadia no Rio de Janeiro eu poderia dizer como o Tim Maia, que percorri toda a orla carioca “Do Leme ao Pontal”: Leme, Ipanema, Copacabana, Leblom, Arpoador... São Conrado...

E por falar em Tim Maia, a ciclovia que leva o seu nome, está ainda interditada em razão da queda de parte de sua estrutura, prejudicando uma enorme parte da população e colocando em risco a vida de um grande número de pessoas.

Obra belíssima, que seria mais um dos muitos cartões postais do Rio, é triste de se constatar o estado de abandono a que está submetida pela incompetência e irresponsabilidade do poder público.

Fiz uma visita à Sede da Gávea, (a casa do Flamengo), o Museu do Flamengo um espaço de Vanguarda e Tradição, numa visita guiada, onde o guia Fernando, meu xará, contou histórias desde o surgimento do Mengão, há mais de um século (1985) passando pela primeira conquista no Remo em 1814, pelo primeiro campo de futebol, nas Laranjeiras, as lutas e glórias, conquistas relevantes como o Bi-campeonato do Troféu Ramon de Carranza, e outras milhares de êxitos que garantiram ao Mais Querido do Brasil – confirmado oficialmente e recentemente pelo IBGE como o clube de maior torcida do Brasil, muito provavelmente do mundo – um riquíssimo acervo de mais de seis mil troféus, (um local indescritível, apaixonante, arrepiante e emocionante). Por último disse do mundo de benefícios do Nação BR FLA.

É o seguinte: O + Mengão é um programa de relacionamento do banco digital Nação BRB FLA pelo qual você acumula pontos cada vez que você usar o seu cartão de crédito. Aí é só trocar a pontuação por produtos oficiais, experiências exclusivas, descontos e muito mais. Acesse o site maismengão.com.br e confira.

Visitei também, o CFZ (Clube de Futebol do Zico), na Barra. Uma estrutura excelente, numa área privilegiada e, talvez, um dos IPTUs mais elevados da cidade do Rio de Janeiro. Cinco ou seis campos de futebol, sendo três oficiais, um Café, onde se pode saborear o gostoso pão de queijo e, para quem optar por algo mais sofisticado, há lanches diversos. Mas pode-se também tomar uma “gelada” para relaxar.

De encher os olhos realmente, é o Museu do Zico. São dois pavimentos – no segundo, a visita está proibida, não sei se em função da pandemia – um espaço muito bem pensado e cuidado para se contar a história desse atleta que emocionou a nação rubro-negra. Permissão para apenas 4 pessoas de cada vez, para se evitar aglomeração, manter o distanciamento social e outras exigências da Secretaria de Saúde.

A trajetória vitoriosa desse ídolo imortal, é contada através de suas lutas constantes e inúmeras conquistas que, transformaram-no numa das maiores glórias do futebol brasileiro e alçaram-no ao pedestal de maior ídolo do Flamengo. Zico é amado e admirado, não somente por rubro-negros, mas tem o respeito de todas as torcidas.

A história do Sr. Artur Antunes Coimbra, o Zico, se mistura e se confunde com a história do Flamengo. Parece impossível se distinguir um do outo. Assim como é inconcebível pedir ao torcedor que eleja um (único) momento mais importante de Zico com a camisa rubro-negra.

Zico é referência para as gerações futuras e, há muitos por aí que dizem se espelharem nele. É um craque na acepção da palavra. Seja dentro ou fora das quatro linhas. Mas é muito mais que isso: é um cidadão honrado, respeitado, idolatrado...

Não dá para traduzir em palavras os feitos de Zico. Dezenas de taças e troféus, camisas, fotos, faixas, recortes de jornais e depoimentos colhidos de celebridades fazem parte desse espaço.

Na Gávea, reinou absoluto, é o Rei do Maracanã, conhece cada palmo daquele chão e é Rei também no Japão. O cara é idolatrado lá pelas bandas de lá, a terra do sol nascente também ama o Zico.

Devo voltar a esses dois lugares, - Gávea e CFZ - pretendo fazer novas fotos, já que as que fiz recentemente, foram todas perdidas do celular de minha amada. Não foram também para a nuvem, onde poderia recuperá-las posteriormente – já não se dispõe de espaço - nesse caso, poucas fotos constarão dessa matéria, conto com sua compreensão, caro leitor.

O Campeonato Brasileiro segue, assim como a Copa do Brasil e, o Flamengo vem aplicando goleadas e mais goleadas em seus desavisados adversários e está no calcanhar do Atlético Mineiro que é o líder da competição e que tem o jogador Hulck como a principal atração da temporada.

Vi nas redes sociais que o Flamengo entra em conflito com a CBF e com os outros 19 clubes do Brasileiro, que defendem a volta dos torcedores aos estádios apenas quando houver liberação em todas as cidades. Vamos ver no que vai dar isso!

Fernando Mauro Ribeiro


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page