Buscar
15 - QUERO MAIS SAÚDE - ENTENDA COMO A BEBIDA AFETA O DESEMPENHO SEXUAL DO HOMEM
- Fernando Mauro Ribeiro
- 15 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2021
Excesso de álcool prejudica circulação sanguínea e impede ereção do pênis, mostra estudo. Diferentes estudos científicos já mostraram os malefícios da bebida alcóolica na vida sexual das pessoas. Mas, um estudo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, divulgada esta semana, mostra como a substância atua no corpo do homem. Segundo os pesquisadores brasileiros, o álcool afeta a circulação sanguínea, do corpo cavernoso, músculo do pênis que se dilata ou se contrai conforme o órgão recebe estímulos.
De acordo com informações do jornal da USP, o professor Carlos Renato Tirapelli, que está à frente dos estudos, explica que, para ficar ereto, os vasos sanguíneos do pênis precisam estar dilatados, permitindo maior circulação de sangue. Porém, com o álcool presente no organismo, os vasos se contraem mais, o que reduz o fluxo sanguíneo e impede a ereção do pênis. A pesquisa foi publicada na European Journal of Prarmacology.
Na pesquisa brasileira, o corpo cavernoso foi analisado in vitro (em células no laboratório) e em ratos, segundo o professor Tirapelli. Ele explica que um grupo de cobaias recebeu diariamente, uma solução com 20% de teor alcóolico durante seis semanas. Ao final desse período, percebeu-se que o músculo do pênis se contraía mais que o normal, indicando que o consumo diário de álcool prejudica a vasodilatação do órgão, afirma o professor.
Ainda de acordo com o jornal da USP, 16 milhões de homens sofrem de disfunção erétil no Brasil, principalmente entre os que têm mais de 40 anos. Mas, independentemente da idade, fatores como estresse, depressão e baixa estima podem desencadear o problema de impotência sexual. A disfunção também pode ser um indicador de doenças cardíacas no futuro. Por isso, além de mudar hábitos de vida, é importante procurar ajuda médica.
O mais recomendável seria evitar as bebidas alcoólicas o problema é que o álcool é uma droga lícita acessível à grande parte da população. E não é só isso. A população em geral acredita que os efeitos se limitam a algumas horas após seu consumo, o que não é verídico, concluiu o professor Tirapelli.
SUPERE A DISFUNÇÃO
CAUSAS: Além do problema de circulação sanguínea identificado pelo estudo da USP, as causas da disfunção erétil podem ser psicológicas (depressão, estresse, ansiedade, baixa autoestima, insegurança) ou orgânicas (problemas nos nervos, deficiência hormonal, diabetes, autoesclerose).
PREVENÇÃO: A mais eficiente forma de prevenir a disfunção é manter um hábito de vida saudável, como dormir bem, praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, evitar consumo de drogas e bebidas alcoólicas.
TRATAMENTO: O tratamento pode ser dividido em três métodos: o não farmacológico (acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra), o farmacológico (utilização de medicamentos que induzem a ereção) e os procedimentos cirúrgicos. Quem indica o melhor caminho a seguir é sempre o médico.
Extra.globo.co
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments