Buscar
15 - VEJA O SIGNIFICADO DO JEJUM E COMO FAZER
- Fernando Mauro Ribeiro
- 15 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Saiba mais sobre a importância e as formas de fazer jejum que, ao lado da oração e da caridade, é uma maneira de afirmar a devoção e a confiança em Deus.
Católicos ouvem muito falar sobre jejum como uma espécie de oferta a Deus. Mas o que isso significa? Quer dizer que é uma renúncia espontânea, motivada pelo amor e fé que Lhe devotamos. Ao lado da oração e da caridade, o jejum é uma ótima oportunidade de expressar nossa devoção e confiança em nosso Bom Deus.
A Igreja nos pede jejum em duas datas do ano: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa. Porém, se estivermos aptos fisicamente, podemos fazer em qualquer época do ano, pois, de acordo com a Palavra de Deus (cf Mr 17,20-21), há certas ocasiões em que só alcançamos as graças quando somamos a força da oração e o jejum.
PARA VOCÊ QUE GOSTARIA DE PRATICAR O JEJUM:
Existem quatro tipos, com diferentes renúncias, mas há algo que é comum a todos eles: para o jejum fazer sentido, é necessário intensificar as orações e a busca do fortalecimento da fé.
Para a prática, deve ter entre 18 e 59 anos. É importante consultar um nutricionista para se certificar sobre quais tipos de jejum você está apto a fazer e poder oferece-lo a Deus sem ter como consequência problemas físicos. O profissional também pode dar dicas para cada tipo de alimentação.
TIPO 1 – JEJUM DA IGREJA:
Café da manhã + uma refeição (almoço ou jantar) + lanche simples (no lugar da refeição que não fez).
IPO 2 – JEJUM A PÃO E ÁGUA:
Café da manhã (antes das 9 horas) + pão e água ao longo do dia (não ao mesmo tempo). Importante encerrar o jejum às 18:00 horas.
TIPO 3 – JEJUM À BASE DE LÍQUIDOS:
Café da manhã (antes das 9 horas) + líquidos variados ao longo do dia.
Algumas dicas: chá quente para aquecer o estômago, sucos de frutas e legumes, água de coco e soro caseiro (importante para a hidratação) caldos totalmente líquidos.
TIPO 4 – JEJUM COMPLETO:
Café da manhã + apenas água até às 16:00 horas
A abstinência, (não comer carne vermelha ou carne de aves) é orientada a partir dos 14 anos de idade. A Igreja prescreve o jejum de carne vermelha duas vezes ao ano, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Pode-se optar por fazê-lo às quartas feiras ou às sextas feiras durante o ano - meu pai fazia às quartas feiras, até os seus 98 anos – sendo possível substituí-lo por uma obra de caridade se por motivo justo. Por exemplo: se você estiver doente ou sob dieta médica. Ovos, lacticínios, condimentos de gordura animal e peixes são permitidos durante a abstinência.
Fonte: Jornal O Evangelizador
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
留言