Buscar
16 DE JULHO: DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
- Fernando Mauro Ribeiro
- 16 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
A história afirma que no Monte Carmelo, na Galileia, antigamente viviam monges e eremitas que dedicavam seu tempo à meditação da Palavra divina, e fundaram uma Ordem religiosa de extrema clausura, destacando-se pela devoção à Nossa Senhora que, conforme a tradição, havia morado naquele monte por vários meses, com José e o Menino Jesus, na volta do Egito.
No dia 16 de julho de 1251, o Superior da Ordem do Carmelo, São Simon Stock, enquanto rezava, teve uma aparição da Virgem, que trazia o escapulário nas mãos, e pronunciou estas confortadoras palavras: “Filho diletíssimo, recebe o escapulário da tua Ordem, sinal especial de minha amizade fraterna, privilégio para ti e todos os carmelitas. Aqueles que morrerem com este escapulário não padecerão o fogo do inferno. É sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos, e aliança de paz para sempre”.
Em nossa época de superstições, não é supérfluo esclarecer que o escapulário está longe de ser um sinal “mágico” de salvação. Não é uma espécie de amuleto, mas ao contrário, é um meio que Nossa Senhora indica como sinal de aliança ela. Seu uso é um poderoso meio de afervorar as pessoas que estão em estado de graça e converter os pecadores.
Aprendamos uma grande verdade; Deus não deixa sem recompensa nenhum benefício feito a uma pessoa necessitada, mesmo um simples pedaço de pão dado a um indigente. Imagine então, qual deve ser a recompensa para quem ajudar na salvação de uma alma!
Usemos o escapulário com profunda devoção. É Nossa Senhora que promete uma proteção nos perigos da vida quotidiana. Os inumeráveis exemplos desse cuidado da Virgem Mãe por seus filhos nos convidam a unirmo-nos a milhões de devotos de Nossa Senhora do Carmo, no exercício das virtudes cristãs que nos levam à santidade.
Padre Guido Monttinelli
NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
Nossa Senhora do Carmo que deixastes o Santo Escapulário como sinal do Vosso amor e proteção.
Sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte, eu, vosso filho e devoto, pronto a Vos servir, disposto a Vos amar, me apresento a Vós e nesta Novena faço o meu pedido: (Peça a graça que você necessita).
Nossa Senhora do Carmo, nunca se ouviu dizer que alguém necessitado, tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado.
Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao Vosso Filho de Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiam às minhas orações.
Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.
Mãe do Santo Escapulário, rogai por nós.
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments