Buscar
16 - DIA 16 DE FEVEREIRO: DIA DO REPÓRTER
- Fernando Mauro Ribeiro
- 16 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Repórter é o jornalista responsável por investigar um fato e leva-lo até a sociedade através dos meios de comunicação. Dentre outras, são funções do repórter: fazer a cobertura de uma notícia para telejornais, jornais impressos, radiofônicos e outras modalidades de comunicação, on-line, por exemplo.
No dia 16 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional do Repórter. Esse cargo exercido por profissionais da comunicação tem a função de investigar, pesquisar, entrevistar e produzir notícias e matérias para a TV, impresso, rádio e internet. Faça chuva ou faça sol, o repórter está sempre em alerta para levar as notícias até a população.
Todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista é repórter – o Dia do Jornalista é comemorado em 29 de janeiro ou 7 de abril. O repórter, geralmente, cobre uma pauta definida pelo seu chefe, o editor. Como os jornais são divididos em editoria, seus profissionais também são. Existem repórteres de política, esportes, educação, cidades, mundo, economia, cultura, entre outros, além dos repórteres fotográficos.
DEVER DO REPÓRTER: COMUNICAR A BOA NOTÍCIA
Estamos acostumados a todos os dias receber notícias, aquelas boas e muitas não tão agradáveis, mas que chegam até nós de diversas formas, pelos meios de comunicação, por aquilo que lemos, conversamos, partilhamos; hora estamos recebendo notícias, hora as estamos transmitindo.
No fundo, todos somos comunicadores, mas aqui quero salientar aqueles que profissionalmente exercem este ofício, de maneira especial estes que nos transmitem a notícia: os repórteres. Estes que são intercâmbio entre a notícia e os telespectadores, e que tem sim um papel importante na sociedade, na vida das pessoas, por isso nossa homenagem a eles.
Mas é importante lembrar que eles não são meros “transmissores” de acontecimentos, mas são responsáveis em transmitir da maneira mais agradável, verdadeira e coerente possível aquilo que está acontecendo. Assim, como o efeito de uma história depende muito de como é contada, uma notícia pode produzir bons ou maus efeitos, na vida das pessoas, dependendo muito de como ela é contada.
Por mais difícil ou trágica que seja, aquele que comunica, se no seu interior traz a semente da esperança, comunicará não desesperando as pessoas, mas deixando uma fagulha de esperança no interior de cada uma. Jesus foi o grande comunicador, comunicando a Boa Nova, a vida que vive junto de Deus. No nosso dia a dia, somos chamados a comunicar Jesus e a vida nova que Ele nos trouxe. E podemos fazer isso de várias maneiras, cantando, rezando, pregando, com nossas atitudes, com nosso sorriso, nosso abraço, nosso bom humor.
Na minha humilde experiência, nessa trajetória de 24 anos informando através desse veículo, tento comunicar o amor de Deus, das mais variadas formas. Tento ser um missionário que leva a boa notícia, a Boa Nova, procurando transmitir às pessoas, a pessoa de Jesus e, com isso, a alegria de segui-Lo. A todos os repórteres o nosso reconhecimento, a todos aqueles que de alguma forma contribuem para a confecção dessa página: o portalnovotempo.com.br a nossa gratidão.
Fernando Mauro Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Yorumlar