top of page
Buscar

17 - MAIS SAÚDE: ÁLCOOL EM DOSES PEQUENAS PODE AJUDAR O CORAÇÃO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 17 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Beber pouca quantidade de álcool por dias reduz o risco de doença cardíacas associadas ao estresse. Cientistas americanos conduziram estudo que mostra que o consumo leve a moderado de álcool pode diminuir o risco de doenças cardíacas com infartos e derrames, porque a substância leva a reduções de longo prazo na sinalização de estresse no cérebro. A conclusão foi feita a partir da análise de informações de 50 mil pessoas.

Os autores observaram fatores genéticos, clínicos, de estilo de vida e socioeconômicos. E verificaram uma redução na chance de problemas cardiovasculares em bebedores leves a moderados – uma dose de bebida por dia para mulheres e entre uma e duas para homens.

No estudo, os pesquisadores chegaram em um subconjunto de 754 indivíduos, que já haviam passado por imagens cerebrais, para determinar o efeito do consumo leve/moderado da atividade de álcool na atividade da rede neural relacionada ao estresse em repouso.

A imagem cerebral mostrou sinalização de estresse reduzida na amígdala, a região do cérebro associada a respostas de estresse, em indivíduos que bebiam de forma leve a moderada em comparação com aqueles que se abstinham de álcool ou que bebiam pouco.

O estudo foi o primeiro a indicar que o consumo leve a moderado tem efeitos neurobiológicos de longo prazo na atividade de amortecimento na amígdala, que pode ter um efeito significativo no sistema cardiovascular.

Quando a amígdala está muito alerta e vigilante, o sistema nervoso simpático, é intensificado o que aumenta a pressão sanguínea e aumenta a frequência cardíaca além de desencadear a liberação de células inflamatórias.

Se o estresse é crônico, o resultado é hipertensão, aumento da inflamação e um risco substancial de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, explicou o cardiologista Ahmed Tawacol, principal autor do estudo.

Tawacol alerta, porém, que o objetivo do estudo não é defender o uso do álcool e ignorar outros perigos da substância, já que a pesquisa mostrou também que qualquer quantidade de álcool aumenta o risco de câncer. E em quantidade maiores, mais de 14 doses por semana – o risco de ataque cardíaco aumenta, enquanto a atividade cerebral geral diminui.

ESTEJAMOS ATENTOS:

Estudo britânico mostrou que 92% dos telefones celulares do Reino Unido estão contaminados por microrganismos. A pesquisa indicou ainda que um em cada seis aparelhos tem contaminações ligadas à higiene pessoal do usuário.

Fonte: extra.globo.com



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page