Buscar
17 – O LIVRO MAIS REVOLUCIONÁRIO AO NOSSO ALCANCE
- Fernando Mauro Ribeiro
- 17 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Ao alcance de nossas mãos está o livro mais revolucionário, sem armas, sem anarquistas. Revolucionário porque revoluciona nosso interior, nos faz mudar de jeito e de opiniões. É o Livro da verdade, o livro dos Evangelhos. Revolucionar nosso interior é andar no caminho da santidade e é isso que a Palavra nos propõe.
O caminho do cristão nunca tá pronto, acabado, porque à medida que caminho descubro o tanto que ainda preciso caminhar. A humildade faz a gente perceber isso. Revolucionar-se interiormente, mexer e remexer tirando de dentro de nosso existir, tantas amarras que nós mesmos fomos nos impondo e que nos tiraram a paz e a liberdade.
O dinamismo do amor de Cristo nos conduz para essa revolução transformadora, e a dinâmica do Reino nos leva para um compromisso sério, radical e fiel, feito com muita partilha, solidariedade, amor e justiça. O cristão caminha com firmeza, mas com os olhos postos no Senhor da vida, naquele que está a nos esperar no fim de nossa longa viagem, como o pai esperava pela volta de seu filho.
Viver a fé e andar no caminho da santidade é deixar para trás toda a acomodação. A fé autêntica nos desinstala. Encontramos cristãos que se acham tão bem na vida com Deus porque fazem uma série de devoções pessoais, leem a Bíblia e prestam atenção em tudo (até na vida dos outros). Claro, o que é feito com sinceridade é aceito por Deus, e Deus tem seus caminhos para levar à santidade e à salvação. Porém, o Evangelho nos faz se muito diferentes, nos faz ir ao encontro da vida, da dignidade, dos que foram feridos ou espoliados em seus direitos.
Deus nos criou em seu amor para que sejamos santos. A humanidade inteira é chamada à santidade. Viver na comunhão com Ele que é o Santo dos Santos. Ele nos pede com insistência: “Sedes santos porque eu sou Santo”, Deus manda Moisés dizer ao povo. Por sua vez, Paulo também nos lembra de modo extremamente claro: “Acaso não sabeis que sois Santuários de Deus e que o Espírito de Deus mora em Vós”?
Tudo se completa no Livro transformador de nossa vida, o Evangelho, pois Jesus nos faz compreender que a lógica do ódio, da vingança, da violência não cabe no cristão. Se somos cristãos, mas temos atitudes semelhantes aos que fizeram outras escolhas, que sentido tem ser cristão? Assim, estamos mentindo para nós mesmos, o que é impossível fazer.
Trata-se, pois, de sermos revolucionários com a força do amor e da lógica do Reino, que não marginaliza nem discrimina ninguém. É no caminho de Jesus que se constrói a Santidade e o Reino. A escolha é nossa!
Fonte: Redação Deus Conosco
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comentários