Buscar
17 - POR QUE DEUS NOS FEZ LIVRES, SABENDO QUE PODERÍAMOS PECAR?
- Fernando Mauro Ribeiro
- 16 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Por que Deus nos fez livres, sabendo que o homem poderia usar mal essa liberdade, cometer o pecado e gerar o sofrimento e a morte? Para nos fazer belos, criados “à sua imagem e semelhança” (Gênesis 1,26) Deus nos dotou de muitos dons que não deu aos animais: antes de tudo, as mãos e a inteligência. Com as mãos, construímos o que a inteligência elaborou. E ainda nos deu a liberdade, vontade, memória, inteligência, consciência, capacidade de amar, cantar, sorrir, chorar...Nenhum irracional tem isso. Deus não podia ter nos ter feito melhores enquanto criaturas, pois Ele não olhou um “modelo” fora Dele para nos criar, mas “entrou dentro Dele mesmo” e O tomou como modelo para nos dar vida.
OBS: Olha que fantástico esse parágrafo. Leia novamente, pausadamente e veja que riqueza há em tudo isso. Observação do Editor.
De todas as faculdades que Deus nos deu, a que mais se assemelha a Ele, é a liberdade; nenhuma outra criatura no mundo a tem. Podemos até dizer a Deus, como os anjos maus: “não vos servirei”. E Deus respeita. Esses anjos maus foram criados bons e belos, mas, usando mal a liberdade, quiseram ser como Deus, não se aceitaram como belas criaturas apenas. É o orgulho! O pior pecado! O pecado é o abuso da liberdade, dizia Santo Agostinho. Deus não nos deu liberdade para fazer o mal, mas só o bem.
Tirar a liberdade do homem, como fazem alguns países, é tirar-lhe a dignidade; é escravizá-lo. Por isso, esses países sucumbem, pois eliminam a produtividade. Deus quer que o amemos e sirvamos, mas livremente. Ninguém aceita ser amado na marra. A nossa liberdade explica a triste história do pecado que destruiu o plano de Deus e que Jesus veio recuperar com a sua Morte e Ressurreição.
Se Deus não nos desse liberdade, a ponto de poder pecar, não seríamos à imagem Dele, maravilhosos, mas apenas robôs, marionetes e teleguiados. Ele não quis assim. Deus aceitou “correr o risco” de nos fazer livres, belos, mesmo sabendo que Ele teria que aceitar a morte de Seu Filho na Cruz para nos salvar. O Criador, em sua sabedoria e bondade, viu que assim era bom. Um mistério de Seu amor que não podemos entender até o fim.
São Paulo nos diz: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” “Gálatas 5,1). “Vós fostes chamados à liberdade, irmãos. Entretanto, que a liberdade não sirva de pretexto para a carne, mas, pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros (Gal 5,13). O que nos rouba a liberdade, mais que as cadeias de ferro, são as cadeias do pecado. “Não sabeis que oferecendo-vos a alguém como escravos para obedecer, vos tornais escravos daquele a quem obedeceis, seja do pecado que conduz à morte, seja da obediência que conduz à justiça”? (Romanos6,16).
Nota: Esse artigo é para responder a uma leitora que fez a pergunta que dá título a essa matéria. Se você tem alguma dúvida e desejar esclarece-la, mande sua pergunta e responderemos. O endereço é blogcancaonova.com\felipeaquino
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments