top of page
Buscar

18 - QUERO MAIS SAÚDE: SAIBA QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DTM

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 18 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Problema afeta a articulação responsável por permitir a movimentação da mandíbula. Recentemente, a influenciadora Virgínia Fonseca revelou que foi diagnosticada com disfunção temporomandibular, chamada de DTM. No ano passado, a atriz e ex-BBB Jade Picon que vive a personagem Chiara na novela “Travessia”, da Globo, disse sofrer do mesmo problema. Trata-se de uma condição causada por alterações na articulação que liga o maxilar ao crânio, que permite mastigar e falar, e afeta duas vezes mais mulheres do que homens.

Existem três tipos principais de DTM: a muscular, a articular e a mista. Não há uma causa definida para a condição, mas alguns fatores aumentam o risco, como estresse, predisposição genética, desequilíbrio ou alterações hormonais, lesão na mandíbula, postura errada, artrite, bruxismo (ranges dos dentes), apoiar a mão na mandíbula com frequência, roer as unhas, mascar chicletes, traumas e até mesmo ansiedade e depressão.

Os sintomas afetam os músculos, a mandíbula e os nervos. Eles podem ocorrer dos dois lados da face ou em apena um. A cefaleia é um dos sintomas associados à condição, porque a dor e a tensão da DTM podem se espalhar pela cabeça, causando a dor associada à condição. Muitas pessoas descrevem as dores de cabeça associadas à DTM como aguda e persistente, que piora ao mastigar ou falar.

A enxaqueca em si, que é um tipo específico de dor de cabeça, não é causada pela DTM, mas pela disfunção pode piorar a dor ou desencadear crises. De acordo com a Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orafacial, é bastante comum que as enxaquecas e as DTMs aconteçam, simultaneamente. Um estudo publicado em 1917 pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que quanto mais frequente for a enxaqueca, mais severos serão os sintomas de disfunção temporomandibular.

O diagnóstico da condição é geralmente feito por um cirurgião bucomaxilofacial, depois de o paciente relatar os primeiros sintomas. Há também dentistas especializados em DTM e dor facial. Em alguns casos, podem ser solicitados exames de imagem como tomografia e ressonância magnética.


O TRATAMENTO VARIA DE ACORDO COM OS SINTOMAS

O tratamento varia de acordo com os sintomas, a intensidade da dor e a causa do sintoma. Fisioterapia, acupuntura, psicoterapia, gerenciamento do estresse e medicamentos para controle da dor também podem ser indicados, dependendo do caso. Quadros mais graves podem se beneficiar de terapia minimamente invasivas, como infiltração de ácido hialurônico ou aplicação de toxina butulínica. Raramente a cirurgia é recomendada como tratamento para DTM.

Em período de crise mais aguda, o paciente com DTM é aconselhado a realizar uma dieta com alimentos macios e comer devagar. Compressas de calor no local também ajudam a reduzir a dor. No geral, pessoas com essa disfunção são aconselhadas a reduzir a abertura da boca, não roer as unhas, não mascar chicletes e não apoiar a mão na mandíbula com frequência.

Fonte: extra.globo.com

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page