Buscar
18 – SEIS MINUTOS DE EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
- Fernando Mauro Ribeiro
- 18 de jan.
- 3 min de leitura
Atividade física intensa de curta duração ajuda a memória e protege contra doenças.
Uma pesquisa recém-publicada afirma que seis minutos diários de exercícios físicos de alta intensidade pode prolongar a vida útil de um cérebro saudável e retardar o aparecimento de distúrbios neurodegenerativos, como as doenças de Alzheimer e Parkinson.
Reportagem da Revista “Galileu” mostra que, segundo o estudo do “The Journal of Physiology”, um período curto, mas intenso, de ciclismo por exemplo, aumenta a produção de uma proteína especializada que é essencial para o aprendizado e a memória, o que pode proteger o cérebro do declínio cognitivo relacionado à idade.
A proteína especializada é chamada de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF, na sigla em inglês) e promove a neuroplasticidade (capacidade do cérebro de formar novas conexões e caminhos) e a sobrevivência dos neurônios.
Estudos em animais mostraram que o aumento da disponibilidade BDNF estimula a formação e o armazenamento de memórias, melhora o aprendizado e eleva o desempenho cognitivo. Essas qualidades levaram cientistas a aprofundar as pesquisas relacionado essas proteínas ao envelhecimento.
“A BDNF tem se mostrado muito promissora em modelos animais, mas as intervenções farmacêuticas falharam até agora em aproveitar com segurança o poder protetor do BDNF em humanos. Vimos a necessidade de explorar métodos não farmacológicos, abordagens que podem preservar a capacidade do cérebro que os humanos podem usar para aumentar naturalmente o BDNF para ajudar no envelhecimento saudável”, explica Travis Gibbons, da Universidade de Otago, – na Nova Zelândia, autor principal do estudo.
Durante pesquisas, os cientistas também exploraram a influência do jejum e do exercício físico na produção do BDNF, comparando diferentes cenários.
Os resultados indicam que exercícios breves, mas vigorosos são a maneira mais eficiente de aumentar o BDNF. Neste caso, a proteína especializada aumentou de 4 a 5 vezes mais do que com o jejum (que não alterou a concentração do BDNF) ou a execução de atividade prolongada (que promoveu um ligeiro aumento na concentração da proteína).
A causa dessas diferenças ainda não é conhecida pelos cientistas, que defendem que mais estudos são necessários para entender os mecanismos envolvidos.
Entre as hipóteses está uma relação com o metabolismo de glicose que é a principal fonte de combustível do cérebro. Durante exercícios para manter a demanda de energia do corpo, o consumo passa a ser lactato em vez de glicose. A transição do cérebro de consumir glicose para lactatos, resultaria em níveis elevados de BDNF no sangue.
Também se coloca que o aumento dessa proteína observado durante o exercício, pode ser devido ao aumento de plaquetas (a menos célula do sangue), que armazenam grandes quantidades de BDNF. A concentração de plaquetas circulantes no sangue, é mais fortemente influenciada pelo exercício do que pelo jejum e aumento em 20%.
Até agora, 12 participantes fisicamente ativos (seis homens, seis mulheres com idade entre 18 e 56 anos) participaram do estudo. A proporção equilibrada de voluntários do sexo masculino e feminino foi para fornecer uma melhor representação da população. Travis Gibbons adianta que também estão sendo feitos estudos com novos cenários, como o de um jejum por períodos mais longos, de até três dias.
“Estamos curiosos para saber se o exercício intenso no início de um jejum, acelera os efeitos benéficos. Jejum e exercícios, raramente são estudados juntos. Achamos que o jejum e o exercício podem ser usados em conjunto para otimizar a produção de BDNF no cérebro humano”, concluiu.
Cientistas da Universidade de San Diego (EUA) apontaram riscos no uso de lâmpadas para secagem de unhas. De acordo com o estudo, o uso do equipamento pode danificar o DNA das células e provocar mutações na pele.
Fonte: extra.globo.com
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Kommentare