Buscar
18 - TODA QUINTA FEIRA, ADORAÇÃO A JESUS, NA CAPELA DO SANTÍSSIMO, EM CACHOEIRA
- Fernando Mauro Ribeiro
- 18 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Acontece toda quinta-feira na sede da Paróquia de São Sebastião, em Cachoeira Alegre, mais precisamente na capela do Santíssimo, que se encontra em anexo com a Igreja-matriz, a adoração ao Santíssimo Sacramento. Um grupo de fiéis se reúne para esse momento tão sublime, quando o Santíssimo Sacramento é exposto, a partir das 18 horas e culmina com a bênção, às 20 horas. Mas, o que é adoração? Vamos aprender um pouquinho mais sobre esse momento tão significativo de nossa Igreja, através de um artigo de Pe. Alírio J. Pedrini, scj, que vou transcrever para essa nossa página. Veja a seguir:
ADORAÇÃO E ORAÇÃO DE LOUVOR
A oração é o reconhecimento e a proclamação da divindade do Deus uno e trino. Pela adoração, olhamos para Deus e reconhecemos a sua verdadeira identidade, aquilo que Ele é. E dizemos: Ele é Deus!
Quando adoramos a Deus, vamos descobrindo sempre mais a sua absoluta perfeição e todas as perfeições divinas dos seus atributos, qualidades e virtudes.
Descobrimos que Deus é santo e que a sua santidade é divina, isto é, absoluta, perfeita, incomparável. Descobrimos que Ele é onisciente, onipotente, bondoso, misericordioso, justo, fiel, onipresente, belo, eterno, imutável, criativo, amoroso, com mais todas as qualidades e virtudes que possam existir. Descobrimos com alegria que todas elas são divinas, isto é, em grau absoluto, incomparável.
Então, nasce naturalmente, no coração do homem a oração de louvor. Diante das maravilhas, dos atributos, das qualidades e virtudes divinas, nasce em nosso coração o impulso de louvar a Deus por tudo aquilo que Ele é, por aquilo que Ele fez no universo e na humanidade e por tudo aquilo que Ele nos fez.
Louvar é elogiar. A oração de louvor é aquela pela qual, nós elogiamos a Deus único, uno e trino, por aquilo que Ele é, e por todas as suas perfeições. Nós vamos recordando uma determinada qualidade em Deus e por nossas próprias palavras vamos tecendo elogios.
A oração de louvor brota naturalmente da adoração. Quando adoramos, somos naturalmente induzidos ao louvor de Deus, pois a adoração revela a grandeza divina.
Ao mesmo tempo, quando louvamos a Deus por algum atributo, qualidade ou virtude, nós estamos adorando-O.
Quando a adoração é realizada em grupo ou comunidade, onde as pessoas louvam espontaneamente, a louvação surge naturalmente, em forma de oração falada ou cantada. É o louvor em adoração.
O melhor louvor em adoração, é aquele que louva, antes de tudo, por aquilo que Deus é; ou seja, por sua divindade e por suas qualidades, virtudes e atributos.
Podemos louvar a Deus por tudo aquilo que Ele fez, por todas as suas obras criadas no universo. Porque reconhecemos que essas obras todas, são criações de Deus, o louvor por elas se torna adoração.
Podemos também louvar a Deus por tudo aquilo que Ele nos fez e continua fazendo. Porque são obras divinas, esse louvor se torna adoração.
A oração de louvor, por ser muito simples, pois consiste em fazer elogios por qualidades ou obras magníficas realizadas por Des, facilita e enriquece a adoração que realizamos diante do Deus único, Uno e Trino.
Pe. Alírio J. Pedrini, scj
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comentários