Buscar
19 - A PERFEITA E DEFINITIVA COMUNICAÇÃO DO PAI
- Fernando Mauro Ribeiro
- 19 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Comemoramos nesse mês, o Dia da Imprensa. Falei noutra matéria, - no dia dez, nessa mesma edição - sobre o assunto, abordando os meios de comunicação, os repórteres e seu trabalho. Agora, no entanto, quando celebramos também o mês da Bíblia; falemos, pois, de outra forma de comunicação, em que “a salvação não vem do homem, vem da auto comunicação de Deus. Falando através de acontecimentos da história e de interlocutores”.
No mundo globalizado, onde a comunicação é eletrônica e digitalizada: cliques, botões e chips em computadores, celulares, telefones, ondas de rádios, controles remotos das emissoras de TV... Temos aqui a técnica, os instrumentos; não o conteúdo da comunicação. A “palavra humana” como tal torna-se presa fácil da propaganda. Aí, serve a interesses e ideologias. Não diz a verdade!
Ora, Deus não está ao nosso alcance por meio de nenhuma técnica, artifícios humanos e interesses. Ele mesmo se revelou: tirou o véu que O velava. Sua “Palavra” na Criação e na Redenção comunicou-nos o seu mistério de bondade. São João o diz: “No princípio era o Verbo (a Palavra), e a Palavra estava junto de Deus, a Palavra era Deus” (João 1,1).
O apóstolo identifica a Palavra com a realidade divina: é a “voz” do mistério eterno que se comunicou. É a revelação! Em Jesus Cristo, ela é plena, definitiva e irrepetível. Ele, em perfeita comunicação com o Pai, tudo recebe dele, para transmitir a nós do mesmo modo. “Tudo o que o Pai tem é meu. (João 16,15).
Ninguém conhece o Pai senão o Filho e a quem ele o quiser revelar”. (Mateus 11,25). A salvação não vem do homem, vem da autocomunicação de Deus. Falando através de acontecimentos da história e seus interlocutores. Deus nos convida e quer nos acolher na comunhão plena de sua amizade.
A história é lugar de salvação, e a história de Jesus a realizou! Deus comunicou tudo que queria por meio de Jesus: sua palavra-carne. Digamos assim: Palavra “digital” de Deus no homem. O projeto-programa salvador da Trindade instalou um “chip” do mistério de Deus na carne humana.
Na encarnação de Jesus Cristo, o verbo-“chip” de Deus foi inserido em nossa natureza. O circuito divino impresso no homem resgatado o fez capaz da comunicação que vem de Deus e volta para Ele em Jesus, o comunicador do Pai. Jesus não é só o meio ou o modo de Deus se revelar. É a comunicação perfeitíssima com Deus uno e treno. Filho de Deus e Verbo humano, Cristo é a Palavra Única e inseparável do Pai. Não há outra!
Revelações particulares existem, mas não completam e nem melhoram a revelação exclusiva de Cristo. Ficam submissas às orientações da Igreja, que tem a responsabilidade de guardar o “depósito revelado”.
Quanto mais se esquadrinha o universo estelar, tanto mais aumenta o conhecimento astronômico sobre a possível existência da vida em outros planetas. A Revelação nos leva não só às informações do universo, mas ao sentido unitário da vida no encontro vivo com o Deus de Jesus Cristo.
Antônio Clayton Sant’Anna
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments