Buscar
20 – CONSCIÊNCIA MORAL
- Fernando Mauro Ribeiro
- 20 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Uma das características da semelhança com Deus é a nossa consciência moral. Por isso, com nossa inteligência e vontade, podemos distinguir o bem do mal, o justo do injusto, o permitido do proibido. A consciência é como a voz de Deus: como se a retidão, a bondade e a inteligência divinas ecoassem dentro de nós.
A Providência de Deus não falha: “No profundo de sua consciência o homem descobre uma lei que ele não deu a si mesmo, mas à qual deve obedecer e cuja voz ressoa em seu coração, chamando-o a amar, a fazer o bem e evitar o mal. Porque o ser humano tem uma lei inscrita por Deus em seu coração, em cuja obediência está a dignidade humana e pela qual será julgado. A consciência é o núcleo mais secreto e o sacrário do ser humano, no qual está a sós com Deus, cuja voz ressoa no mais íntimo dela”. (Gaudium et spes)
O homem tem o direito de agir com consciência e liberdade. Ele não pode ser forçado a agir contra a própria consciência. Também não pode ser impedido de agir segundo a consciência (CIC 1782).
A consciência deve ser educada e o juízo moral, esclarecido. Uma consciência bem formada é reta e verídica; formula seus julgamentos segundo a razão, de acordo com o bem verdadeiro querido pelo Criador.
A educação da consciência é indispensável aos seres humanos submetidos a influências negativas e tentadas pelo pecado a preferir seu julgamento próprio e a recusar seus ensinamentos autorizados (CIC 1783).
A educação da consciência é uma tarefa de toda a vida. Na formação da consciência, a Palavra de Deus é luz do nosso caminho. O ser humano precisa formar sua consciência para saber qual é a vontade de Deus, à qual deve ajustar-se o comportamento moral.
A consciência é formada com o conhecimento da lei de Deus, como ensina a Igreja, com a prática das virtudes e a oração. É preciso também pedir conselhos, perguntar às pessoas que podem ajudar: os pais, o catequista, o sacerdote, o professor, um bom amigo. Ajuda especial recebemos na orientação espiritual e na recepção frequente do sacramento da Penitência.
A direção espiritual com o sacerdote é um meio excelente, no qual se concretiza de forma personalizada a formação da consciência. Cuidando da formação da consciência, não será difícil conhecer e fazer o bem.
Pe. Francisco Sehnem scj
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments