top of page
Buscar

20 - MUSEU É CENTRO DE MEMÓRIA, CENTRO EDUCATIVO E PATRIMÔNIO DE TODOS - VALE A PENA LER DE NOVO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 20 de nov. de 2024
  • 4 min de leitura

Estou numa pequena sala da antiga Sacristia da Igreja-matriz de Cachoeira Alegre. Vim com uma arquiteta e paisagista, para avaliar as condições atuais do prédio que durante algum tempo abrigou o Museu de Arte Sacra e, que se encontra desativado, já há mais de uma década. Tendo o Pe. João Pedro, nosso pároco, me encarregado desse trabalho – restaurar e adequar o prédio para novamente instalar o acervo do MAS.

“Museu é patrimônio coletivo. Não pertence a seu Fundador, Idealizador ou Curador. Museu é casa do povo. Nesse espaço está parte da História de um povo, de nosso povo”, disse ao Cura. Tarefa árdua, já que com o passar do tempo foram subtraídas duas salas do prédio, reduzindo seu espaço, além do precário estado de conservação a que se encontra e da perda de parte do seu acervo, disse a ele. Sem falar, evidentemente, da dificuldade financeira para se executar a obra, haja vista, a presente campanha para a pintura externa e outras obras urgentes em nossa Matriz. Também, lembro aqui, que com total abnegação, Padre João vem realizando uma reforma da Casa Paroquial e seu entorno, o que se deduz, que a Paróquia não dispõe de recursos para mais um empreendimento, acrescentei.

    Contudo, aceito o desafio, formarei uma equipe, onde faremos um estudo das prioridades e iniciaremos o trabalho, acrescentei. A profissional fez os estudos preliminares, pedi que me ouvisse em relação ao que desejo fazer e, que depois de sua avaliação, me dissesse o que seria viável, levando em conta a estrutura do prédio. Muito prontamente, fui atendido, quando depois de tomar medidas, fazer cálculos e anotações, me prometeu que fará um esboço e me apresentará nos próximos dez a quinze dias, para que se possa dar início às obras.

  Assim sendo, necessário é, que todos entendamos a importância desse espaço destinado à Arte, à cultura, à religiosidade, à História. Mister se faz que todos ajudem na manutenção dessa casa, que estimulem as visitas, que divulguem, que valorizem sua história. Para melhor entender, o Portal Novo Tempo trará nas próximas edições, matérias que contribuam para esclarecer a população. Vejamos:


MUSEUS SÃO CENTROS DINÂMICOS DE CULTURA

          “Os Museus adquiriram, na vida contemporânea, um ritmo dinâmico e envolvente. Há algum tempo – não muito distante – eram vistos como depósitos em que se armazenavam velharias bizarras destituídas de interesse diante dos apelos do cotidiano ou das inquietações do futuro. A palavra museu tinha, muitas vezes, sentido pejorativo. No entanto, modismos, alicerçados em surpreendentes estratégicas descobriram o espaço dos museus como recinto mágico em que a cena se oferece, de modo fascinante, no espetáculo da comunicação social.

         Digo isso porque sou testemunha ocular de tais mudanças, pois em minhas viagens por diversos estados do Brasil e algumas cidades da Europa, visitei dezenas deles e constatei que os museus passaram a acolher exposições de grande porte, à maneira de eventos monumentais, enquanto os programas museológicos se transformaram em sedutores instrumentos de difusão cultural e mobilização da opinião pública. No mundo inteiro, museus são construídos e renovados, tornando-se polos fundamentais no campo da cultura. De maior ou menor porte, o que vale é a qualidade.

   Nesse quadro positivo, no qual se destaca a imagem revigorada dos museus e sublinha seu papel decisivo na ação cultural, li um artigo em uma revista direcionada a essa arte, em que o Governo de minas Gerais, procura estimular a revitalização do conceito museal como baliza para conquistas significativas. Há tarefas imensas. A política de museus, levada à frente pela Secretaria de Estado da Cultura, têm articulado iniciativas marcantes, ao enfatizar projetos exemplares nas diversas regiões.

   Para atender à demanda crescente de informações, essa vertente passou a contar com a Imprensa Oficial e da Secretaria de Estado da Casa Civil e Comunicação Social. O Diretor-Geral da Imprensa Oficial e a Superintendente de Museus, viabilizaram uma série de cadernos do Minas Gerais destinados ao universo museológico de Minas Gerais. Neles, estão reunidos o elenco de Museus existentes no estado, aprimorando a divulgação de suas coleções e programas, bem como estabelecendo uma referência singular para o setor no País.

     Ao apresentar os Museus de Minas gerais, a série de publicações assegurou mais apoio a esses notáveis centros de cultura e fomentou o surgimento de novos núcleos. Muito se fala sobre as crises na Saúde, na educação, na Segurança, na Economia e ignora-se que também a Cultura deve ser contemplada com recursos advindos do poder público, penso eu. Afinal, como disse, Museu é patrimônio coletivo, matriz de identidade, fonte de memória e centro educativo.

Basta conferir no Livro de visita do Museu de Arte Sacra o grande número de visitantes e, principalmente a presença maciça de alunos das Escolas Municipal e Estadual. Através das páginas do Jornal e Portal Novo Tempo, a cultura do Município sempre mereceu destaque. Nosso objetivo é projetar as novas dimensões do MAS (Museu de Arte Sacra) e convida cidadãos e sociedade para se integrarem a esse nosso propósito de tornar novamente aquela casa em mais um espaço cultural para o município e região.

   Fernando Mauro Ribeiro

 

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page