Buscar
12 - Em 22 DE JULHO, CELEBRAMOS SANTA MARIA MADALENA
- Fernando Mauro Ribeiro
- 12 de jul. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 23 de jul. de 2023
Estava lendo o capítulo 8 do Evangelho de São João que se inicia com um quadro que parece não ter nada a ver, deparamo-nos com uma mulher apanhada em adultério e que é arrastada até Jesus para que fosse apedrejada, e Jesus em sua compaixão, diz para aquelas pessoas: "Aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra"! Aquelas pessoas, envergonhadas, deixam cair de suas mãos e voltam para as suas casas. e Jesus acrescenta: "Mulher, ninguém te condenou? Vá e não peques mais!
A partir dali, daquela atitude de misericórdia de Jesus para com aquela mulher, se inicia, se intensifica o drama da Paixão de Cristo, se desencadeia uma avalanche de sentimentos negativos de toda aquela gente, porque Ele evita que aquela mulher seja morta a pedradas. Observando esse contexto, vemos que aquela mulher adúltera somos nós, arrastados pelos nossos pecados, até os pés de Jesus, para sermos merecidamente mortos, exterminados. e o que vemos, é Jesus, uma vez mais nos perdoando, livrando-nos da morte. Não somente da morte desse mundo, mas, da morte eterna, do inferno, que não tem fim nunca!
Pois bem, a mulher foi perdoada. Não se iluda: quando Jesus olhou para aquela pecadora a seus pés, Ele olhou e viu você, olhou para mim, olhou nos olhos de cada um de nós, Ele olhou nos seus olhos e, então Ele está disposto a perdoar, ele quer. Mais do que isso, Ele vai dar a sua vida para nos libertar do pecado que nos escraviza. A partir dessa misericórdia de Jesus para com a pecadora, se desencadeia uma fúria infernal, principalmente contra o próprio Jesus, porque aqueles pecadores que não puderam, apedrejar, dilapidar, matar aquela mulher agora se voltam contra Ele.
Pois bem, Jesus paga o preço de derramar o seu sangue por nós. Todos se lembram: "Eu não te condeno"! Mas esquecem que o Mestre disse: "Vá e não peques mais"! Porque não faz o menor sentido, sermos poupados da morte, sermos perdoados e continuar pecando, continuar cuspindo no rosto de Jesus. então, vamos nós, nos arrepender de nossos pecados, vamos dar valor ao amor com que fomos amados e lembrar também de que Jesus disse: "Vá e não peques mais"!
Depois de ler e meditar sobre esse Evangelho, quis conhecer mais um pouco da vida de Magdalena, lembrei-me que a Igreja celebra no dia 22 deste mês, aquela que foi a discípula que anunciou ao mundo que Jesus havia ressuscitado, pesquisei e compartilho com os amados leitores. Vejam a seguir:
Fernando Mauro Ribeiro
A IGREJA CELEBRA SANTA MARIA MADALENA EM 22 DE JULHO
Embora fosse apenas uma pecadora famosa de sua cidade, Maria Madalena, nascida em Magdala, na Galileia, teve uma participação importantíssima na passagem de Jesus pela Terra. Ela foi perdoada publicamente por ele, que a tomou como exemplo de que seu Pai acolhia a todos, desde de que chegassem ao arrependimento. Além disso, foi ainda escolhida para ser a primeira testemunha da ressurreição.
Quem experimenta o amor e a misericórdia de Jesus não o abandona jamais. Torna-se instrumento do reino de Deus. Maria Madalena, acolhida por Jesus, não mais o abandonou. Seguiu Jesus até o alto da cruz. Foi ao encontro do Ressuscitado, recebendo dele a missão do anúncio pascal aos discípulos. (João 20. 11 – 18). Nossa fé é no Cristo Ressuscitado, e a Ele devemos anunciar com ardor em nosso mundo de agora. Sua verdade não morre jamais.
Fonte: Liturgia Deus Conosco
SÃO CAMILO DE LELLIS, PADROEIRO DOS DOENTES...
Amanhã, a Igreja celebra São Camilo de Lellis. Ele teve muitas aventuras na vida militar e mundana. Sua conversão amadureceu dentro de um hospital, onde permaneceu por muito tempo, devido a uma chaga incurável. Ali, como ajudante, esteve ao lado de doentes extremamente sofredores, nascendo assim sua vocação para trabalhar junto deles.
Para essa obra bonita, fundou a Ordem dos Ministros dos Enfermos – os Camilianos. Morreu com 64 anos de idade, no dia 14 de julho de 1614. Juntamente com São João de Deus é o padroeiro dos doentes, profissionais da área da saúde e hospitais.
Antes de Camilo nascer, sua mãe, em sonho, viu o seu filho com uma cruz vermelha no peito, à frente de um grupo de meninos com aquele mesmo sinal. A Cruz é símbolo da redenção. A cor vermelha representa o amor e a caridade.
ORAÇÃO A SÃO CAMILO
Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dai aos que cuidam dos doentes, competência, dedicação e amor. Ajudai-os a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. Vossa proteção conforte os doentes e familiares, e os encoraje na vivencia do amor. Abençoai aos que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém!
ORAÇÃO DO ENFERMO
Senhor, coloco-me diante de ti em atitude de oração. Sei que me ouves, tu me conheces. Sei que estou em ti e que tua força está em mim. Olha para o meu corpo marcado pela enfermidade. Sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer, sei que não te alegras com o sofrimento de teus filhos.
Dai-me Senhor, força e coragem para vencer os momentos de desespero e de cansaço. Torna-me paciente e compreensivo. Coloco em tuas mãos minhas preocupações, angústias, sofrimentos e meu desejo de recuperar a saúde. Que o exemplo de teu Filho Jesus, que por amor aos homens, deu sua vida na cruz, seja minha força. Peço ainda Senhor, ajuda aos médicos e enfermeiros a terem para com os doentes a mesma dedicação e amor que São Camilo tinha. Amém!
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Kommentare