top of page
Buscar

22 - SE LHE PARECE IMPOSSÍVEL, PEÇA A SANTA RITA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 22 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

A Festa litúrgica de Santa Rita acontece no dia 22 e maio. Nasceu em 1381, foi beatificada em 1627 pelo Papa Urbano VII, Canonizada em 1900 pelo Papa Leão XII, Ela é padroeira das Mães; das Causas impossíveis; das Esposas que sofrem maus-tratos dos maridos; viveu em Cássia (Itália) e é dona da maior estátua católica do mundo. O Cristo Redentor no Rio de Janeiro (RJ) = 38 metros; o Cristo Protetor da cidade de Encantado (RS) = 43 metros (conforme matéria exibida aqui na edição de abril) e Santa Rita de Cássia em Santa Cruz (RN) = 56 metros. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa Santa tão querida:

Nascida em 1381 em Cássia, uma pequena cidade italiana, a santa foi batizada por seus pais com o nome de Margherita Lotti. Desde pequena ela tinha o sonho de viver uma vida em Cristo, mas por causa dos costumes de sua época, foi obrigada pela família a se casar.

Seu pretendente, Paulo Ferdinando, parecia ser uma ótima pessoa. Seu pretendente, Paulo Ferdinando, parecia ser uma ótima pessoa: vinha de boa família, era agradável e gentil. Porém, após o casamento ele se tornou agressivo, adúltero e viciado. Apesar das dificuldades tiveram dois filhos que ela buscou educar com base na fé e no amor, porém, acabaram sendo influenciados pelos exemplos do pai.

Rita passava seus dias tentando dar bons exemplos, rezando e chorando pela conversão de seu esposo. E conseguiu. Tempos depois, ela foi assassinada e seus filhos iniciaram uma dolorosa busca por vingança. Ao saber destas intenções ela suplicou a Deus para poupar suas almas e os levasse antes de cometerem este grande pecado e os mandou para um convento distante. Lá, foram contaminados pela lepra e faleceram.

Sem esposo e filhos, Rita se dedicou às obras de caridade, à penitência e às orações. Tentou ser admitida no Convento Agostiniano em sua cidade e foi recusada. Mas ela não desistiu. Continuou em oração e pediu a intercessão de seus santos do coração: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau Tolentino, até ser aceita no convento, em 1441.

Durante sua vida religiosa ela se dedicou aos cuidados com as irmãs doentes e ao aconselhamento dos pecadores. Aproximadamente dois anos depois de entrar para o convento, recebeu um estigma na testa, associado à Paixão de Cristo e viveu resguardada até seu falecimento aos 76 anos, em 1457.

Hoje, em homenagem a ela, existem dezenas de Paróquias e Santuários pelo Brasil. No Rio de Janeiro, a devoção chegou antes de 1700, com o fidalgo português, Manuel Nascentes Pinto e sua esposa Antônia Maria, vindos em missão de Portugal na época, D. João V, e a igreja foi construída em 1721. Já em São Paulo, a primeira paróquia foi inaugurada em 25 de maio de 1937.

Na Bahia, um município foi dedicado a ela e, hoje conta com mais de 26 mil habitantes. Ainda no Nordeste, em Santa Cruz (RN) fica a maior estátua católica do mundo, que é dela, santa Rita, com 56 metros de altura. Em Curitiba (PR), o santuário para a Santa começou a ser construído em 1953 e, desde 1993, realiza a Novena por ela todas as quintas-feiras. Também aqui na vizinha Cataguases (MG) há uma Igreja belíssima consagrada a Santa Rita.

Pesquisa: Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page