Buscar
23 - QUERO MAIS SAÚDE: DE ONDE VEM O VÍCIO EM AÇUCAR?
- Fernando Mauro Ribeiro
- 23 de jan.
- 2 min de leitura
Comediante desabafa em rede social sobre dependência que já dura 22 anos. É sério, disse ele.
O comediante Victor Sarro de 35 anos, compartilhou em suas redes sociais um relato como tem sido conviver com o vício em açúcar. Segundo ele, o problema foi iniciado quando ainda era criança, mas mostrou uma piora nos últimos tempos.
“Estou passando por um sério problema de vício em açúcar”, escreveu, em seu perfil no Instagram. Parece engraçado, mas é sério. São anos e anos, me lembro de novinho, 12 anos, já comer sachê de açúcar em restaurantes, colheradas de leite condensado em casa”, completou. Segundo ele, são mais de 22 anos “comendo açúcar todos os dias”.
NEUROTRANSMISSOR DO PRAZER É ACIONADO COM INGESTÃO DE DOCE E GORDURA
E quais são as explicações científicas para isso? De fato, uma dieta rica em açúcar e gordura gera um tipo de “vício” que faz nosso corpo sempre preferir alimento com esse padrão. É o que revela um estudo feito por pesquisadores do Max Planck Institute for Metabolism Research, na Alemanha e da Universidade Yale nos Estados Unidos.
O trabalho foi publicado recentemente na revista Científica Cell Metabolism. “Nossa tendência de comer alimento com alto teor de gordura e açúcar, a chamada dieta ocidental, pode ser inata ou se desenvolver como resultado do excesso de peso. Mas pensamos que o cérebro aprende essa preferência”, explica num comunicado, Sharmili Edwin Tanarajah, uma das autoras do estudo e pesquisadora do Max Planck Institute for Metabolism Research.
QUANDO A VIDA É UM EXAGERO DE DOCE
Para testar essa hipótese, os pesquisadores deram a um grupo de voluntários, todos os dias, por oito semanas, um pequeno pudim contendo muita gordura e açúcar, além de sua dieta normal. Um outro grupo recebeu um pudim que continha o mesmo número de calorias, mas menos gordura. A atividade cerebral dos 49 voluntários que participaram do experimento foi medida antes, durante e depois das oito semanas.
A resposta do cérebro a alimentos com alto teor de gordura e açúcar, aumentou muito no grupo que comeu o pudim com mais gordura. Isso ativou, com mais intensidade, o sistema do paminérgico no cérebro, responsavel pela motivação e pela recompensa, aumentando a sensação de prazer.
AÇÚCAR, É RECOMPENSA
O sistema de recompensa cerebral é uma rede neural complexa que inclui várias áreas do cérebro, como o córtex pré-frontal, o núcleo accubens e o córtex cingulado anterior é responsável por regular comportamentos relacionados à busca de recompensas como prazer, motivação e aprendizado. Quando o sistema de recompensa é ativado, ocorre a liberação de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à motivação.
O consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura é conhecido por estimular a liberação de dopamina no sistema de recompensa. Essa resposta é uma parte importante do nosso sistema de sobrevivência, uma vez que alimentos altamente calóricos eram escassos em ambientes ancestrais e, portanto, valiosos. Mas o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gordura pode levar a disfunções no sistema, o que pode fazer com que surjam transtornos alimentares, como a compulsão alimentar.
Fonte: extra.globo.com
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments