Buscar
25 - HISTÓRIA: SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA?
- Fernando Mauro Ribeiro
- 25 de jan.
- 2 min de leitura
A comemoração litúrgica da Conversão de São Paulo, no dia 25 de janeiro, é também a data do aniversário da fundação da cidade de São Paulo. A cidade nasceu de um trabalho missionário, em torno de um altar, de uma capelinha e de um pequeno colégio. Entre os missionários fundadores, em 1554, havia também um santo que muito honra a cidade e a igreja em São Paulo: São José de Anchieta, canonizado pelo Papa Francisco em 2014.
No seu encontro surpreendente com Cristo, às portas de Damasco, o apóstolo São Paulo tinha lá seus planos pessoais e pensava estar no caminho certo, mas estava cego de vaidade, soberba e ódio. Ao ser interpelado pela voz: - “Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele quis saber quem o interpelava daquele jeito. – “Quem és tu, Senhor”? A resposta o derrubou de suas seguranças e pretensões ambiciosas: - “Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo”! Então Paulo perguntou, bem mais humilde: - “que devo fazer”? (cf At 22,3-16). Daí por diante, Jesus tornou-se para ele o caminho, a verdade e a vida.
Paulo tornou-se, como conhecemos, o ardoroso discípulo-missionário de Jesus Cristo, entregue inteiramente ao anúncio e testemunho do Evangelho aos povos. Fascinado por Cristo, nada mais lhe pareceu difícil nem pesado. Generosamente ele afirma: - “o meu viver é Cristo”! Nada mais lhe interessa tanto, como dedicar suas energias inteiramente à propagação do nome de Jesus Cristo e de levar as pessoas e os povos ao encontro d’Ele.
Paulo teve a compreensão clara da misericórdia de Deus, que o amava e chamava quando ele ainda era pecador e perseguidor da Igreja de Cristo. E assim, pode exclamar: “Ele me amou e por mim se entregou na cruz”! Ao amor só se pode retribuir com amor generoso.
A experiência da conversão de Paulo é paradigmática. Também nós somos chamados a perguntar, postos diante de Cristo. “Autor e consumador de nossa fé”: - “Senhor, que queres de mim? Que queres de tua Igreja? Faze-nos ouvir Tua voz, dá-nos abertura e disposição de coração para acolhermos Teus apelos; mostra-nos o caminho que devemos percorrer, converte-nos ao Evangelho, faze-nos de nós Teus discípulos, animados de vivo ardor missionário, para o testemunho do Teu Reino”!
Dom Odilo P. Scherer – Cardeal Arcebispo de São Paulo
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comentários