top of page
Buscar

25 – NATAL SOLIDÁRIO: E A PRAÇA DA FIGUEIRA ENCHEU-SE DE ALEGRIA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 25 de dez. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de dez. de 2021

De fato, a Praça Maria Arquetti se vestiu das cores natalinas, os sorrisos estão de volta, o entusiasmo das crianças contagiou a todos e, a alegria se estendeu pelo calçadão e toda a extensão da Mário Ribeiro e os corações transbordaram fraternidade nessa tarde-noite de 25 de dezembro de 2021, com o Natal Solidário.

Assim, como o vereador Leozinho promove a em outubro, a Festa para as crianças; a Festa do Natal Solidário é uma iniciativa da vereadora Viviane para trazer mais afeto e calor humano à criançada, nessa data tão significativa da cristandade.

Mas, o evento tem também como objetivo, resgatar lembranças da “Festa da Esperança”, uma verdadeira celebração de Natal, que durante décadas foi realizada no quintal da residência do casal: senhora Zuleica e Joaquim Ribeiro. Eram outros os tempos, eram maiores as dificuldades financeiras, as carências, não s havia creche para acolher os pequeninos, nem o Bolsa Família e Cestas Básicas para auxiliar no orçamento das famílias mais desfavorecidas.

A idealizadora do evento trabalhava em sua máquina de costuras, tecendo roupinhas para as crianças, fazia rifas para adquirir os presentinhos e, preparava um delicioso almoço para um sem número de crianças que num frenesi, adentravam a sua casa, na expectativa de um Natal mais feliz. “Não se faz festa sozinha, nem para si”, dizia minha mãe.

Por isso ela contava com a ajuda de amigas e parentes do Rio de Janeiro que de alguma forma contribuíam, Aqui, Dona Iracema Alvarenga também reunia retalhos e pedalava sua máquina de costura para dar também sua ajuda. Lúcia Martins, era o entusiasmo em pessoa, se encarregava de organizar a chegada e o desfile de Papai Noel pelas ruas de Cachoeira Alegre.

Hoje, a festa volta a acontecer. Ganhou maiores proporções, foram inscritas 350 crianças, mas acredita-se que um número maior compareceu e todas receberam presentes, balas, doces, copos personalizados, comeram do delicioso bolo, serviram-se de refrigerantes, pipoca, algodão doce e outras guloseimas.

Elas se divertiram nas câmeras-elásticas, piscina de bolinhas, os pula pulas, as danças no palco, sob o comando do DJ Wagner que didaticamente brincava com os baixinhos, numa espécie de concurso de danças. Mas o clímax mesmo, foi quando da chegada de Papai e Mamãe Noel. Num cenário montado exclusivamente para esse momento, os pequeninos fizeram uma gigantesca fila para fazer fotos com o Papai Noel.

A festa que teve início por volta das 17:00, só encerrou às 22:00 horas. Formada por voluntários da própria família, a equipe da limpeza urbana entrou em cena e, logo depois todo o local estava limpo e o lixo fora recolhido.

Se eu tivesse que acrescentar a esse artigo, algo mais que justificasse a realização desse evento eu falaria da Caridade que é vivencia evangélica. A Caridade é uma das três Virtudes Teologais, acompanhadas da Fé e da Esperança. Caridade e amor são palavras sinônimas. A caridade é muito mais do que dar coisas ou esmolas aos pobres simplesmente para ficar com a consciência tranquila.

Ser caridoso é amar concretamente as pessoas. É conhecer a dor, os anseios daquele que vive perto de nós, quer seja na nossa família, na comunidade, na nossa cidade. É a opção de se fazer próximo de quem sofre, pois, o amor aos irmãos não se fundamenta em ideologias ou sistemas políticos. Que o Senhor, faça de cada um de nós, um instrumento da caridade e da justiça.

“Gostaria de agradecer a todos os familiares que acreditaram na realização desse evento e àqueles que contribuíram adquirindo números de rifas. Aí está a prova de que a união faz a força! Vó Zuleica e Vô Joaquim sei que estão felizes por essa homenagem mais que merecida, pelo carinho que devotavam a todos e por tudo que sempre fizeram pelo povo cachoeirense”, disse Viviane em suas redes sociais. “Que este findar de ano te ensine a viver intensamente cada minuto. Agradeça por cada coisa que viveu até aqui e, principalmente, por estar aqui e agora”, concluiu a vereadora.

Fernando Mauro Ribeiro


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page