Buscar
26 – SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE, NA MATRIZ, EM CACHOEIRA ALEGRE
- Fernando Mauro Ribeiro
- 29 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2024
“Deus é maior que sua palavra. Podemos tentar perscrutar Deus, descreve-Lo, mas Ele é maior que tudo isso. Porém, Deus se faz conhecer, se faz perceber, se faz sentir”.
Padre Márcio Nunes celebrou Missa solene na Igreja-matriz São Sebastião, em Cachoeira Alegre, nesse domingo em que a Comunidade se reúne para celebrar a festa da Santíssima Trindade. A Trindade que é mistério de Comunhão. No Amor do Pai e do Filho se manifesta a força do espírito santo.
O amor presente em Deus é fonte e modelo para nossas relações fraternas. Pelo batismo, somos consagrados nesse amor com a missão de gerar comunhão.
Se fomos criados à imagem e semelhança de Deus, a Comunhão deve ser também o rosto da Comunidade cristã. Na Eucaristia o Pai nos fortalece com sua Palavra, o Cristo nos alimenta com a sua vida e o Espírito Santo nos impulsiona para a missão.
*As crianças prestaram homenagem a Virgem de Nazaré com a coroação.
*Padre Márcio convocou o povo a tomar parte no Tríduo em preparação para a Festa de Corpus Christi que terá início na segunda e se encerra na quarta-feira.
Assim celebramos o Amor que se fez comunhão e comunicação.
UMA PEQUENA REFLEXÃO
“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém”.
Nessa jaculatória, contemplamos a Santíssima Trindade. Parece estranho falar de três Pessoas em uma, mas essa é a expressão de um Deus que não é solitário.
Jamais devemos aprisionar Deus em nossos conceitos, pois Deus é muito maior do que o nosso pensamento, maior do que qualquer inteligência, maior do que a própria Igreja que criou, maior do que a sua própria Palavra.
Podemos tentar perscrutar Deus descreve-Lo, mas Ele é maior que tudo isso. Porém, deus se faz conhecer, se faz perceber, se faz sentir”. Lendo a Palavra de Deus na história da salvação, observamos que o povo está em movimento, está em busca, e Deus se manifesta na caminhada, na história do povo, e também na nossa história, nas nossas buscas.
Às vezes, nós temos uma visão de um Deus parado, isolado, mas estamos errados. Deus é Pai, é Filho, é Espírito Santo – fruto do amor do Pai e do Filho. Portanto, devemos ter cuidado com certas doutrinas que pregam um deus que atua como combustível para o nosso individualismo, que nos leva a uma falsa santidade e a um perigoso farisaísmo.
Deus, nosso Pai, necessariamente me impulsiona para o outro, me faz proximidade, me faz relação.
É bonito pensar que a Trindade Santa também é expressão de pluralidade na unidade. Nossos dons e carismas, ou seja, a diversidade da manifestação divina não é problema, porque o próprio Deus é diverso.
Ele se manifesta, sem se contradizer, em pessoas distintas. Deus é comunhão e unidade que deve ser referência para nós.
Fernando Mauro Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments