top of page
Buscar

26 - VISITA AO MOSTEIRO DE SÃO BENTO E SEU MIRANTE

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 26 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Uber é uma palavra de origem alemã e tem o mesmo significado que ‘acima’, ‘em cima’ e ‘superior’ ou ‘sobre, (alguma coisa) no português. Entretanto a palavra virou gíria assim que foi traduzida para o inglês americano, quando passou a significar ‘incrível’, ‘super’, ‘melhor’ ou ‘supremo’. Por isso, a Uber pode ter adotado esse nome por se considerar a melhor naquilo que faz, acima de toda concorrência, superior a todos. Quando se deseja fazer algum deslocamento é comum que se contate esse aplicativo de transporte via carro particular ou mototáxi, bastante popular quanto seguro.

Dito isto, paguei sessenta e cinco reais para um desses veículos nos apanhar no condomínio Rio II e nos levar até ao centro da cidade, mais precisamente Rua Dom Gerardo, nº 58, deixando-nos no adro da Igreja. Os sinos do mosteiro soaram no alto da colina e seu som ecoou pelos arredores. Diante de mim, três grandes portões. Bastaram alguns passos e eu já ultrapassara esses portões de ferro fundido que vieram da Inglaterra e que ali foram fixados em 1880, como se vê nos algarismos no alto do que fica no meio.

Estou no interior de uma antiga construção, “O mais belo monumento colonial que o Brasil possui”! Como o descreveu Dom Henrique Galland Trindade 1897 – 1974. E é de verdade uma obra de arte. Se nos é possível contemplar aqui na terra, algo tão grandiosamente belo, fico a imaginar o quão impactante deve ser cruzar os portões do Paraíso. Com esse pensamento caminhei silenciosamente e me detive diante dos altares das oito Capelas que compõem aquele mosteiro. A Capela-mor, lugar central da Igreja onde os monges se reúnem para a celebração da santa missa data do biênio 1639-1640. As pinturas ou painéis do forro foram executados entre 1670 e 1684 e representam aparições de Nossa Senhora, quase todas a Santos pertencentes à Ordem Beneditina.

Nas duas laterais os deslumbrantes altares reluziam nas oito capelas: Capela de São Brás 1698... Capela de Santa Gertrudes entre 1763-1766. Capela de São Lourenço entre 170 e 1723. Capela de N. S. da Conceição 1720-1723. Muitos consideram ser esta a mais bela das capelas laterais. Capela de São Caetano é de 1685-1688. Capela de Nossa Senhora do Pilar 1688. Capela de Santo Amaro (ou São Mauro). O padroeiro desta Capela foi discípulo de São Bento desde a meninice. O retábulo de seu altar data de 1766-1770. Capela do Santíssimo Sacramento 1669-1773.

Não mente e nem comete excesso o relatório abacial de final de governo 1747-1748 que afirma: “O mais vistoso templo que tem esta cidade”! O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado no começo de 1590 por dois monges beneditinos vindos do Mosteiro da Bahia em outubro de 1589. Desde o adro fronteiro à Igreja iniciado em 1642, a sua fachada, as duas torres juntamente com o lanço do Mosteiro que olha para a cidade 1652 a 1657, sendo a segunda torre iniciada em 1660 e concluída em 1694; passando pelo Frontispício da Igreja, juntamente com o vestíbulo e o coro superior, os Alpendres, os Vestíbulos, as Capelas, o Corpo da Igreja, as sepulturas com suas lápides, a Nave da Igreja, Forro, Lustres e Lampadários, o s painéis de pintura, as três imagens do Altar-Mor Nossa Senhora de Monserrate, São Bento e sua irmã Santa Escolástica em que ambos os santos trazem resplendores de prata, indicativos de sua santidade, o Batistério, o Coro superior, as Tribunas da Igreja formam as duas galerias situadas por cima das capelas laterais; a da esquerda 1681-1683 e a da direita entre 1685 a 1688... cada espaço, cada traço, tudo tem sua particularidade e o resultado final é de uma beleza realmente indescritível.

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page