top of page
Buscar

27 – RENOVEMOS NESTE TEMPO DO ADVENTO, NOSSA VIDA CRISTÃ

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 27 de nov. de 2022
  • 3 min de leitura

Teve início nesse domingo, (27-11-2022) o Tempo do Advento. Na Igreja-matriz São Sebastião, Pe. João Pedro celebrou a Santa Missa, às 09:30 horas, como de costume. O coral entoava: “Ouve-se na terra um grito, do povo um grande clamor: ‘Senhor, abre os céus, que as núvens chovam o Salvador”! Na sequência, a Bênção da Coroa do Advento. O celebrante aspergiu a bela coroa ornada de folhas e flores e fitas nas cores vermelho e verde, se deu o acendimento da primeira vela do Advento que foi conduzida até ao altar e introduzida na grande Coroa.

Celebramos o Tempo do Senhor em nossa história. Ele vem para nos trazer a salvação. Como todo Tempo especial na Liturgia, como o do Advento, devemos entende-lo como a grande e bela oportunidade que o Senhor nos dá para a nossa salvação. É o tempo da salvação se realizando aqui e agora entre nós. Isso nos faz viver dignamente nosso ser cristão. O Evangelho é a luz que devemos retomar sempre, mas em cada Tempo Litúrgico forte, nos concentramos mais atentamente nos sinais de Deus em nossa comunidade e em nossa vida.

O Tempo do Advento exige nossa vigilância. Quando estamos vigilantes na oração e na caridade, as coisas se tornam mais claras em nossa vida, e há sempre uma alegria que nos contagia, pois é isso que acontece a quem pratica o bem. Estar vigilante é estar atento aos “sinais dos tempos”, pois Deus está continuamente falando conosco, em cada dia e em tantos momentos. Deus é sempre surpresa.

Todos os dias devemos tomar a decisão de seguir no caminho de Deus, e buscar sem cessar sua vontade e seu amor. Com essa abertura de alma é que somos tocados por Deus e adentramos nossa conversão. Aliás, a conversão será sempre uma exigência para nós e em nós, pois uma vez dado um passo, aí percebemos que devemos dar outro, e assim sucessivamente. Por isso, a conversão será sempre uma exigência, mas é esse o caminho que devemos percorrer, pois ele nos santifica.

O Tempo do Advento vem nos provocar para que sejamos uma comunidade aberta e acolhedora, atenta aos fatos e acontecimentos que nos cercam. Trata-se, pois, de construir o Reino, torná-lo presente aqui e agora. Para torná-lo presente o Reino de Deus entre nós, é preciso esvaziar o coração, pois só assim Deus terá nele seu lugar. Maria e José assim o fizeram, e Deus fez por meio deles, maravilhas.

A participação na “Eucaristia”, na missa ou na “Celebração da Palavra” em centenas e centenas de Comunidades em nossa pátria, que não podem ter a celebração eucarística dominical, significa acolhe e reconhecer o Senhor que vem para o meio de nós. Esse espírito de adesão, de acolhimento, de pertença, precisa estar no coração de cada cristão. Não há como dispensar essa verdade de nossa fé.

Cada Eucaristia ou Celebração da Palavra, nos dispõe a penetrar o Reino, a vivenciar a salvação de Cristo que se realiza hoje, e alimentar nossa caminhada junto de Deus. Cada celebração participada deveria ser um passo a mais no aprofundamento de nossa fé e na vivência cristã na Comunidade. Ainda nos falta bastante disso.

Renovemos, pois, nesse Tempo do Advento, nossa vida cristã, pois Deus se faz próximo de nós. Ele que assumiu nossas fragilidades, nos aponta o caminha da libertação e está sempre ao nosso lado, pois seu amor e sua misericórdia são infinitos.

Fonte: Deus Conosco dia a dia – Redação “Deus Conosco”.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page