Buscar
28 – FLAMENGO FAZ HOJE, NO MARACANÃ MAIS UMA FINAL
- Fernando Mauro Ribeiro
- 28 de fev. de 2023
- 4 min de leitura
É isso mesmo. O rubro negro carioca terá mais uma decisão hoje. Dessa vez, diante de sua torcida, estará enfrentando o Independente Del Valle, em partida de volta no Maracanã, pela Recopa Sul-Americana. A equipe tentará reverter o resultado negativo que trouxe de Quito, no Equador. A derrota por 1 a 0 na altitude, obriga o Flamengo a vencer diante de sua torcida, se quiser sonhar com o título. Curiosamente, as equipes já estiveram em situação bastante parecida em 2020.
As duas equipes se enfrentaram há três anos na final da Recopa Sul-Americana, quando o clube carioca ainda era comandado por Jorge de Jesus. Na ocasião o time conseguiu o título por 5 a 2 no agregado e vitória por 3 a 0 no Maracanã. Os gols foram marcados por Pedro e Bruno Henrique (jogo de ida), e Gabigol e Jerson, duas vezes, na volta. Mesmo que espere um final feliz depois de dois fracassos na temporada, a torcida do Flamengo sabe da dificuldade do jogo e o quanto o elenco mudou no período.
Quando o Flamengo venceu o Independente Del Valle e conquistou o título da Recopa Sul-Americana, tinha um esquema bem definido e conhecido de Jorge Jesus. A equipe procurava ficar com a bola, para evitar que a linha defensiva, protegida apenas por Willian Arão, ficasse exposta. Na época, o rubro-negro sofreu com a altitude, mas conseguiu impor seu estilo no Maracanã.
A situação atual do clube, no entanto, é bem diferente com Vitor Pereira. Por ser início de trabalho o conterrâneo de Jorge Jesus ainda não encontrou seu melhor esquema e vive momento de inconsistência defensiva. Tanto que o Flamengo sofreu 13 gols em 13 partidas neste ano, uma das piores marcas entre os clubes da Série A. os momentos vividos pelo elenco do Flamengo também são bem diferentes.
Em 2020, após conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, os jogadores viviam ‘lua de mel’ com a torcida. O ano de 2023 reservou fracassos e frustrações com a perda da Supercopa do Brasil para o Palmeiras e a eliminação (ausência na final do Mundial) o plantel chega à Recopa com pressão pela vitória.
Se não conquistar o título no Maracanã, o Flamengo acumulará seu terceiro revés em finais na temporada, e Vitor Pereira sentirá ainda mais a pressão, já que a torcida dá sinais de impaciência. Mais do que a conquista, a final vale a tranquilidade para o rubro-negro trabalhar e buscar novas glórias em 2023. Mas pode também maquiar um trabalho que vem sendo questionado. Aí, cabe uma análise mais profunda, e sempre digo que a culpa não é só do treinador.
A diretoria errou ao demitir Dorival Junior e contratar um treinador que sabidamente não dispunha de tempo para trabalhar com o elenco e teria em pouco tempo, três finais de competição. Errou também por conceder 40 dias de férias aos jogadores, encurtando o tempo de preparação. Erraram também os atletas que não foram profissionais o bastante para dizerem: Não! Trinta dias é o suficiente, voltaremos para nos empenharmos o máximo para os compromissos que temos em janeiro e fevereiro.
O que temos então, são jogadores fora de forma física, se arrastando pelo campo, uma zaga lenta, preguiçosa, sem forças para o enfrentamento que sabidamente exige vigor e muita determinação. Assim, no caso de sucesso, é sempre bom, é mais uma conquista, o elenco respira mais aliviado, diminui-se a pressão sobre a Comissão Técnica, a torcida fica feliz... Mas ratifico de que corre-se também o risco de maquiar uma situação que como vemos percebendo parece ainda longe de se acertar. A verdade é que o treinador ainda não encontrou uma forma de fazer esse time jogar.
Levar 13 gols em 13 partidas, com um elenco estelar como o do Flamengo, é inconcebível. - Quando me lembro que o Brasil, uma seleção, levou sete gols naquela fatídica partida de Copa do Mundo, contra a Alemanha... - Tá escancarado o problema da zaga e Vitor Pereira não consegue acertar esse sistema defensivo. Será o Vitor Pereira mais um Paulo Souza? Terá o Vitor Pereira o mesmo destino que Paulo Souza? O tempo dirá!
Estou no Rio, mas o time sabe que pode contar comigo à distância. A última vez que fui ao Maracanã, o Flamengo estava ainda sob o comando de Jorge Jesus, foi uma vitória simples por 1 a 0 para um dos times do Nordeste, pelo Campeonato Brasileiro, foi como sempre uma festa. Mas não vou mais aos estádios e nem consigo assistir aos jogos. Não pense que com isso não torço e não sofro. Torço, me contorço e sofro. Talvez sofra um pouquinho menos, mas é uma ansiedade muito grande e só sossego depois que vejo o resultado final, principalmente se o placar for favorável, claro.
A partida será hoje às 21h30 (de Brasília) desta terça feira, 28 de fevereiro de 2023, no Maracanã. A Nação Rubro-Negra sentiu o momento da equipe e, por isso, promete união e casa cheia para apoiar o time na decisão. Foi o que vi numa TV aqui, num dos barzinhos do Shopping Rio II, onde vim tomar um chope e ler um jornal. Sim, ainda sou do tipo que gosta de comprar e ler jornais. Mesmo sabendo que todo o seu conteúdo está disponível nas plataformas digitais, ainda gosto do cheiro do papel, de ler a manchete de primeira página, virar folha por folha e chegar à última página. Ao todo, mais de 56 mil ingressos foram vendidos de maneira antecipada. Pra cima deles, Mengão!
Fernando Mauro Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments