top of page
Buscar

30 - PARA CONVIVER BEM, É PRECISO FAZER TAMBÉM

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 30 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Responda-me se você já furou fila. Se sua resposta for não, considere-se uma exceção à regra. É muito comum nos dias atuais ver situações como as de motoristas estacionando em locais proibidos, pedestre atravessando fora da faixa, pessoas furando fila nos caixas de banco, além de tantos outros maus costumes que se tornaram hábitos para a maioria dos cidadãos. Furar fila é uma falta de consideração e de educação. É desrespeitar o direito alheio e deveria merecer mais atenção das pessoas para que isso deixasse de ocorrer.

      O famoso “jeitinho brasileiro”, de se tentar “levar vantagem em tudo”, a famosa Lei do Gérson, se tornou a marca da malandragem no Brasil. “Para que cumprir as leis se há sempre uma maneira mais fácil para viver”? Pensam os “espertos”. Nesse caso, a lei passa a ser considerada somente para benefício próprio. Contudo, se o fato lhe “prejudica”, as regras são ignoradas e passam a não valer para si próprio.

Uma outra prática habitual entre os jovens é falsificar carteiras de estudantes para poder entrar em cinemas ou eventos, nos quais se paga meia entrada com o documento.

              Outra prática é com a alteração da idade na carteira de identidade, quando se necessita comprovar ser maior de 18 anos para a entrada franqueadas a certos ambientes. Os delitos são considerados pela Lei, como graves, uma vez que se constituem falsificações. Contudo, hoje, fatos como os citados se tornaram “banais”, recebendo “vistas grossas” das autoridades e responsáveis, o que dá ainda mais força para que eles continuem a ocorrer. As punições para os casos inexistem, o que contribui para a continuidade dos maus atos.

               Os maus exemplos dos adultos mais próximos, como os pais, são incontáveis. O fato se agrava mais quando eles vêm dos parentes ou professores, que em princípio deveriam aplicar um papel de educadores. Como diz um famoso ditado...

“Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem pra você”. E assim, quem sabe esse negócio de furar fila possa tornar algo muito careta.

    Patrícia Santos


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page