top of page
Buscar

30 - TUA PALAVRA É LUZ PARA O MEU CAMINHO - MÊS DA BÍBLIA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 30 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

O mês de setembro é comumente conhecido para os cristãos católicos, como o Mês da Bíblia. O que é então a Bíblia]. A Bíblia ou a Sagrada Escritura, é a coleção de livros escritos por inspiração do Divino Espírito Santo, que tem a Deus por autor, e, como tais, divinos e inspirados, foram entregues à Igreja.

Se queremos entender o que são os livros sagrados, a primeira coisa que devemos perceber é que esses livros, diferentes de todos os outros livros que existem no mundo, têm, duas características próprias e exclusivas: a primeira delas é que são de autoria divina, graças a uma ação peculiar que é a inspiração divina da Sagrada Escritura. A segunda é que a Bíblia foi entregue por Deus à sua Igreja como dom Divino. Cabe a ela guardar, interpretar e expor aos homens, para que estes, conhecendo e amando a Deus em suas vidas possam receber a herança eterna.

Não podemos nos esquecer de que a leitura das Sagradas Escritura, além de nos dar a conhecer quem é Deus, o que é o mundo e quem somos nós, deve produzir em nós, um aumento do amor a Deus e ao próximo. Podemos até dizer que, se a leitura das Sagradas Escrituras não aumenta em nós o amor e caridade, não se há entendido o seu verdadeiro significado.

A Bíblia não nos fala de Deus como nos falam os outros livros, mas nela temos a experiência de que Deus nos fala de si mesmo, Deus que fala aos homens com palavras humanas, de tal forma que esses a possam entender. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento são Palavras de Deus, palavra viva e vivificante.

A apresentação de toda a riqueza contida no texto bíblico, se dá de forma concreta e viva, por estar ligadas a acontecimentos reais e a intervenções de Deus na história, além de que os autores humanos viveram em uma cultura concreta, em uma época concreta, com conhecimentos concretos. Os que seriam erros humanos estão presentes ao longo do texto por serem os autores sagrados filhos do seu tempo.

Um exemplo que podemos citar é a narração dos primeiros capítulos do Gênesis, onde narrando as origens do mundo e dos homens, encontramos profundos conhecimentos sobrenaturais, como, por exemplo, ao lermos que Deus criou os céus e a terra, vemos que Deus cria todas as coisas a partir do nada, que é um criador transcendente ao mundo e que o homem é sua criatura.

A Bíblia contém o mais importante da história humana em ordem à nossa salvação. Por essa história, há uma outra história menos perceptível: os impulsos, forças e sentimentos que Deus vai colocando nos protagonistas desta história ou nos autores sagrados que puseram por escrito esses acontecimentos. Há no interior dessa história humana, uma outra história onde Deus age pelos homens, em favor dos homens, com nossa colaboração ou apesar dela. Fundamentalmente, a Bíblia é a História da Salvação, ou melhor, a história da salvação divina dos homens.

No meio desta se levanta a chave de leitura para entender essa história: a Morte e a Ressurreição de Jesus. A cruz é a grande explicação desta história.

Aproximemo-nos desses livros então com o mesmo espírito com que eles foram escritos: com espírito de fé. Assim como Maria, que guardava todas as coisas meditando-as no coração, que deixemos que o Senhor faça de nós, não somente meros ouvintes, ou leitores, mas viventes desta palavra viva.

Cardeal Dom Orani João Tempesta – Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page