Buscar
31 - ENTRE SINAIS E FLORES, SAN JUAN DIEGO
- Fernando Mauro Ribeiro
- 31 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
São João Diego, mais conhecido como San Juan Diego Cuauhtlatoatzin, se tornou o vidente e mensageiro das aparições de Nossa Senhora de Guadalupe.
A festa litúrgica de São João Diego é celebrada em 9 de dezembro, mas embora estejamos, mais para o fim do que para o início do mês, com o coração voltado para o Natal, o nascimento de Jesus, achei por bem, publicar essa história que, conheci, quando criança, que, com ela me encantei e, só fez aumentar ainda mais minha fé em Deus que é Pai de todos nós, independentemente da cor, raça... e o carinho que tenho por Nossa Senhora. Claro que Dieguito está ali por perto da Mae de Jesus, com quem falou aqui na terra e intercedendo por nós.
Vamos conhecer essa história? Foi no dia 9 de dezembro de 1531, quando estava a caminho da Igreja para assistir à Missa e participar da catequese, que Juan teve uma impressionante visão. No topo da colina do Monte Tepeyac, em meio a nuvens brilhantes, apareceu um grande arco-íris, composto de cores que ele nunca tinha visto antes. Ao se aproximar, ouviu uma doce voz que o chamou: “Juanito, Juan, Dieguito. Para sua surpresa, encontrou ali uma linda senhora, segundo ele, dona de uma beleza perfeita.
Ela se revelou como sendo a Santíssima Mãe de Deus, pediu que ele fosse até o Bispo local e lhe comunicasse um desejo: que fosse construída uma casa dedicada a Ela, ali na planície. Juan Digo obedeceu prontamente ao pedido da Santa Mãe e logo dirigiu-se ao palácio episcopal para comunicar a divina mensagem a Dom Fray Juan de Zumárraga. O humilde indígena fez duas tentativas, mas diante da dificuldade em acreditar, o bispo solicitou a Juan que pedisse a Virgem Santíssima lhe dar um sinal. Contente, Juan foi até Ela comunicar o pedido, e a Senhora prontamente pediu que retornasse à colina no dia seguinte para receber o sinal solicitado.
Porém, no dia seguinte, Juan soube que seu querido tio Juan Bernardino estava gravemente enfermo. A pedido deste tio a quem amava como um pai, Juan Diego foi atrás de um sacerdote que lhe pudesse ministrar os últimos sacramentos. Ao se dirigir ao local onde estavam os franciscanos, ele passou próximo de onde aconteceu a aparição. Mas desviou o trajeto para socorrer o quanto antes seu tio. Em vista disso, a Virgem Santíssima desceu para o caminho e o questionou: “O que é, o menor dos meus filhos? Onde você está indo? Juan ficou muito envergonhado e pediu-lhe desculpas, mas explicou que seu coração ansiava por socorrer o familiar enfermo.
A Virgem entendeu e acolheu os sentimentos de Juan. Explicou-lhe carinhosamente que seu coração não deveria se preocupar, pois, Ela era Sua mãe e de tudo iria cuidar. Prosseguiu pedindo que buscasse flores que estavam no alto da colina e as levasse para o bispo. Juan obedeceu e colheu as flores mais belas e variadas que já tina visto em sua vida. Colocou-a sobre sua tilma (tecido indígena) e as levou conforme ordenado.
Depois de muito custo, novamente na presença do bispo, estendeu sua tilma carregada de flores que logo se tornaram uma linda imagem milagrosa, a qual até hoje se encontra exposta no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México. Ao retornar para a sua casa, junto dos enviados especiais do bispo, Juan encontrou seu tio perfeitamente curado. E mais, Bernardino contou também como a Virgem também lhe havia aparecido e tudo o que ela planejava fazer em favor daquele povo.
Juan Diego dedicou sua vida a pregar o Evangelho. Por meio dele, milhões de indígenas buscaram o batismo cristão. A fé continuou sendo transmitida ao passar dos séculos, e muitos reconheceram a Jesus como único Senhor e Deus.
São João Diego nasceu em torno de 1474, em Cautitlán (México). Faleceu em 30 de maio de 1548. Beatificado em 1990 e canonizado em 2002, em Roma, pelo Papa São João Paulo II. Sua festa litúrgica é em 9 de dezembro. Seu sobrenome Cuauhtlatoatzin, significa: “Águia que fala” ou “Aquele que fala como Águia”.
Pesquisa: Fernando Mauro Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
コメント