Buscar
A DEVOÇÃO QUE VEM DO AMOR
- Fernando Mauro Ribeiro
- 30 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Neste mês estamos celebrando o Sagrado Coração de Jesus, uma devoção antiga, que faz lembrar do amor mais puro e profundo de Cristo por nós.
COMO SURGIU A DEVOÇÃO:
Em 1673, os tempos eram difíceis na França, pois havia uma forte heresia chamada jansenismo, a qual prejudicava a Igreja e implantava doutrina rígida. Foi quando, em sinal de amor e misericórdia, Jesus revelou Seu Coração humano e Misericordioso a Santa Maria de Alacoque, uma freira que pertencia a Congregação Ordem da Visitação.
A primeira aparição aconteceu durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Jesus apareceu mais duas vezes para Margarida e, em todas pediu que ela espalhasse a devoção pelo mundo com fervor. Ao mostrar Seu Coração em chamas e transpassado por uma espada, Jesus disse: “Eis Coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles, senão ingratidões pela irreverência e sacrilégios, friezas e desprezos, que tem por mim nesse sacramento do Amor”. E continuou dizendo: “Prometo-te, pela excessiva misericórdia, a todos que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os Sacramentos O meu Sagrado Coração lhes será refúgio seguro nessa última hora.
Santa Margarida Maria, ao iniciar sua missão, foi muito perseguida pelos jansenistas, que não acreditavam em suas palavras. Foi quando entrou em seu caminho o Padre Jesuíta São Cláudio La Colombiere para orientá-la e fazer com que a mensagem tivesse outra percepção de quem a ouvia. Mas foi só em 1856, após 150 anos, é que a devoção recebeu o devido reconhecimento.
Foi Pio IX quem instituiu a Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, e depois outros Papas também incentivaram a devoção. O Sagrado Coração de Jesus é celebrado pela Igreja, na segunda sexta-feira, após a festa de Corpus Christi. Esta devoção mostra o amor infinito de Jesus, por cada pessoa na Terra, e pede a quem a segue, que confie em Cristo, escolha a conversão e deixe o pecado, por amor a Deus.
“Para termos devoção ao Sagrado Coração de Jesus, precisamos de um coração limpo, purificado e santificado”, explica o Padre Reginaldo Manzotti. Ser devoto do Sagrado Coração de Jesus, é uma forma de retribuir todo esse amor que Ele tem por cada um é preciso está preparado para ter uma relação profunda com Jesus Cristo, no Seu Sagrado Coração.
AS DOZE PROMESSAS DE CRISTO:
Numerosas foram as promessas de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque. Há 12 consideradas as mais importantes. Veja abaixo:
“A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem do Meus Sagrado Coração”.
“Eu darei aos devotos de Meu Coração, todas as graças necessárias a seu estado”.
Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
“Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
“Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
“Lançarei bênçãos abundantes sobre o seus trabalhos e empreendimentos”.
“Os pecadores encontrarão em Meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”.
“As almas tíbias, tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
“As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”.
“Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente esta devoção, o poder de tocar os corações mais endurecidos.
“As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes inscritos para sempre no Meu Coração”.
“A todos que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.
COMO ENTRONIZAR A DEVOÇÃO EM SUA CASA E EM SEU CORAÇÃO:
Tenha uma imagem do Sagrado Coração de Jesus.
Coloque-a em um lugar de destaque na casa.
Marque o dia da entronização e convide um sacerdote para fazer a bênção. É importante toda a família presente nesse dia.
O Padre fará uma breve cerimônia.
Lembre-se de estar com o seu coração concentrado em Jesus.
Crie com sua família, uma rotina de oração ao Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: Jornal O Evangelizador
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments