Buscar
AH, SE ARREPENDIMENTO MATASSE!
- Fernando Mauro Ribeiro
- 30 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Quem nunca ouviu ou disse essa lamentação? Pois é! Todos nós temos lembranças de atitudes das quais nos arrependemos profundamente. Mas você sabe como podemos lidar com isso de maneira cristã?
Todos já passamos por algo que gostaríamos de apagar da memória. Por isso, somos convidados pela Igreja a fazer uma revisão de vida em vários momentos do Ano Litúrgico, como na Quaresma e no Advento, e ainda todas as noites antes de dormir. Mas nesse último mês do ano, mais uma vez, podemos seguir a sabedoria da espiritualidade cristã e tentar fazer uma boa revisão de como nos comportamos durante o ano de 2020. Acompanhe passo a passo as dicas:
USAR OS ÓCULOS DA VERDADE. Devemos aceitar o que aconteceu e não florear as coisas. Quanto mais verdade e objetividade, melhor será a auto avaliação
USAR OS ÓCULOS DO AMOR. A revisão de vida deve partir da esperança no amor de Deus. Ele quer nos ajudar a conquistar a conversão verdadeira que nasce da sinceridade do nosso coração.
ESCREVER. Vale a pena anotar, em oração, todas escolhas que podem ter sido ruins ao longo do ano, principalmente os pecados que cometemos contra Deus. Também é bom escrever as coisas boas que fizemos ou que aconteceram com a gente, para alimentar o desejo do louvor sincero e verdadeiro.
TOMAR DECISÃO. Deus é amor, e amor é decisão. Conversão e mudança exigem propósitos firmes e duradouros. Não nos enganemos e nem percamos nosso tempo com justificativas demasiadas.
ESCREVER DE NOVO. Registrar os propósitos é um ótimo exercício para assumi-los. Devemos tomar posse do que queremos e torna-los concretos no dia a dia.
BUSCAR A CONFISSÃO: Após um cuidadoso e responsável exame de consciência, se houver arrependimento verdadeiro, é de suma importância buscar um sacerdote para confessar.
MAS COMO SE CONFESSAR?
MARCAR UM HORÁRIO. Assim, você evita fazer uma confissão de “qualquer jeito” e ajuda a preparar bem o coração para receber o divino perdão de Deus.
VALORIZAR A DIREÇÃO ESPIRITUAL. Caso o horário da confissão esteja apertado, agende outro horário para falar com o sacerdote sobre assuntos mais delicados.
REZAR ANTES. É prudente tirar um momento para suplicar ao Espírito Santo que ilumine a consciência e as intenções do coração antes da confissão.
CONTAR PARA JESUS. Ao entrar no confessionário, o sacerdote logo indicará o momento de dizer os pecados. Mas é importante salientar que durante a confissão estamos falando diretamente para Jesus, que estará presente na pessoa do sacerdote. Conforme nos ensina a Igreja (Código de Direito Canônico, Cân. 998), devemos confessar todos os pecados graves e veniais de acordo com o tipo e quantidade.
FINALIZAR. Se o sacerdote pedir, recite o Ato de Contrição. Preste atenção ao conselho que ele dará e a penitência que será pedida.
Busque de imediato cumpri-la e fazer um momento de oração para agradecer a Deus pelo perdão recebido. Anote os propósitos e estratégias para não mais repetir esse pecado.
COMO REZAR O ATO DE CONTRIÇÃO?
Meu Deus, eu pequei, estou arrependido e prometo, com a Vossa graça, nunca mais pecar. Piedade Jesus!
O QUE É UM PECADO MORTAL?
É todo pecado grave conscientemente e propositadamente cometido contra os Dez Mandamentos de Deus.
O QUE É PECADO VENIAL?
São todos os pecados que, mesmo não atentando gravemente contra os Dez Mandamentos, nos tiram o caminho do Evangelho.
Fonte: Jornal do Evangelizador
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments