Buscar
DIA DOS NAMORADOS: CALA A BOCA E ME BEIJA
- Fernando Mauro Ribeiro
- 12 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2021
Há uma canção que diz: “fecha a porta e me beija”. Quando há uma discussão entre casais, é comum se ouvir: “cala a boca e me beija”! Outros casais nem dizem nada, simplesmente selam uma “DR” (discutir a relação) com um beijo e pronto!
A língua é o de menos. Todos querem é beijar. A máxima de que “uma imagem vale mais do que mil palavras” merece uma repaginada. Do famoso selinho da saudosa Hebe Camargo ao bíblico episódio de Judas, passando pelo beijo de final de novela e chegando até os três beijinhos para casar, é inegável que beijar é um ato antigo que pode assumir muitas interpretações e intenções. Isso não é de agora.
Dois mil e quinhentos anos antes de Cristo datam os primeiros registros do costume de beijar, que chega à atualidade ainda com mais evidência. Propomos a você uma inusitada viagem para mostrar que o beijo vale até mais do que mil imagens.
De tipos de beijo o mundo está cheio. Alguns, inclusive, que nem as mais exóticas brincadeiras de salada mista sonham em apresentar. Até o livro do Kama Sutra reconhece a importância do gesto para o prazer. Cientistas e médicos já criaram a terapia do beijo.
Sabe-se que beijar envolve 39 músculos e pode liberar até 15 calorias por minuto. Além disso, terapeutas indicam-no como alternativa para depressão, por estimular a liberação de endorfina no cérebro e na corrente sanguínea, o que dá a sensação de bem-estar.
Quem nunca ouviu a famosa frase: “beija mal”! Bem ou mal, todos querem beijar. “Separando e voltando, a gente segue amando, andando, brigando, reconciliando, entre tapas e beijos”.
Que tal, ao invés de discutir, dialogar; ao invés de acusar, perdoar, ao invés de brigar, rezar? É comum, quase que diariamente, ouvir de pessoas desesperadas, pedido de oração, pois seus relacionamentos estão se desfazendo. Há muitas traições, desavenças, discórdias entre marido e mulher, casamentos desgastados.
Como gosto de rezar, e é também nosso dever de cristãos; me lembro sempre de rezar pelos cassais, pelas famílias. Em algumas situações, - se tenho oportunidade de ouvir seus relatos – percebo que o motivo é sempre a falta de caridade e respeito mútuo. Muitos cônjuges vivem de maneira egoísta, valorizando apenas as coisas materiais, deixando de lado virtudes verdadeiras como a caridade, a paciência, humildade, benevolência e o perdão.
Neste mês de junho, mês em que se comemora o Dia dos Namorados, peço para que todos casais, - namorados, noivos e casados – reflitam juntos e tentem colocar em prática, tudo o que São Paulo diz sobre o amor e a caridade, para que consigam viver uma vida harmoniosa e feliz, disse, a Irmã Luiza Tecilla.
ORAÇÃO PARA O DIA DOS NAMORADOS
“Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor; não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada valeria! O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa. Tudo crê. Tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará. (i Cor. 13,1-8).
Que o Sagrado Coração de jesus habite nos corações de tidos os casais.
Fernando M. Ribeiro
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments