Buscar
“O BOM FELIPE” E A PUREZA DO CORAÇÃO
- Fernando Mauro Ribeiro
- 26 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
São Felipe Neri era um homem virtuoso, humilde e que tinha como propósito de vida servir a Deus.
Conhecido como o Santo da Alegria, por seu amor e felicidade ao espalhar a Palavra. São Felipe Neri nasceu em Florença (Itália) em 1515 e, desde novo, sonhava em ser santo. Quando criança era conhecido como o “Bom Felipe”, por causa de seus modos gentis e coração bondoso. Na adolescência, Felipe foi trabalhar com um primo e herdou sua riqueza, mas escolheu renunciar a tudo e ir morar em Roma, sem um tostão, para seguir a vida de adoração a Deus.
Quando jovem, não planejava entrar para o sacerdócio, mas recebeu obedientemente de seu confessor, Padre Persiano Rosa, o Sacramento da Ordem. Quando rezava as Missas no Oratório do Divino Amor, após comungar, São Felipe chegou a entrar em êxtase inúmeras vezes, permanecendo assim por horas.
Alimentando-se apenas de pão, água e vegetais, vivia em orações, penitências e peregrinações levando a Palavra de Deus. Foi ele quem deu início ao hábito conhecido hoje, como Peregrinação das Sete Igrejas e fundou a Irmandade da Santíssima Trindade, conhecida como a irmandade dos pobres.
Felipe de Neri passou por uma experiência durante a vigília de Pentecostes, na qual o Espírito Santo apareceu como uma bola de fogo, entrou nele e aumentou o tamanho do seu coração. Após a sua morte, descobriu-se na autópsia que havia descolado duas costelas.
Já sacerdote, foi convidado duas vezes a tornar-se cardeal e negou as duas oportunidades dizendo: “PREFIRO O paraíso”!. Felipe deixou de lado as honrarias humanas. Seu desejo era obrar em Terra para receber o reino dos Céus.
Relatos dão conta de que no dia de sua morte, aos 80 anos, São Felipe Neri estava mais feliz do que nunca e disse ao seu médico que havia sido chamado para a casa do Senhor.
PERCURSO DAS SETE IGREJAS
Percurso criado para levar os jovens à Basílicas mais importantes de Roma, para conhecer os locais sagrados, rezar juntos e se aprofundar nos mistérios da fé. O percurso de 25 Km hoje, é realizado em 12 horas, duas vezes por ano. Após a peregrinação, é concedida a indulgência plenária. Basílicas: São João de Latrão (1) São Pedro (2), São Paulo Extramuros (3), Santa Maria Maior (4), Santa Cruz em Jerusalém (5), São Lourenço Extramuros (6) e São Sebastião Extramuros. Esta última foi substituída por João Paulo II pelo Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor (7).
São Felipe Neri, que nasceu em 1515, faleceu em maio de 1595, Beatificado em 1614, canonizado em 1622 é conhecido como o Santo da Alegria, Apóstolo de Roma, Padroeiro dos comediantes; O Bom Felipe e Padroeiro dos educadores.
Fonte: Jornal do Evangelizador
Posts recentes
Ver tudoCom as procissões de segunda e terça feira em que as imagens tomaram caminhos opostos, como acontece nos anos anteriores, para se...
A Igreja Católica comemora na Semana Santa os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa só é...
“Dilatai portas vossos umbrais, alçai-vos os antigos pórticos, e o Rei da glória entrará. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor poderoso,...
Comments