top of page
Buscar

OS OSSOS DE SÃO PEDRO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 28 de jun. de 2021
  • 4 min de leitura

Saiba mais sobre como a figura do papa surgiu na Igreja, a importância de São Pedro em nossa história e algumas curiosidades.

É comum que nações, organizações e grupos divers convencionem uma representatividade que fale em seu nome. Por exemplo, cada país tem seu presidente, seu rei ou seu ministro. Cada time tem seu capitão ou seu líder de equipe. E escutamos falar sobre o “chefe de família”, que responde e age em nome de todos da casa. Com o povo de Deus, não é diferente. Assim como outrora Deus escolheu líderes para guiar as Doze Tribos de Israel, agora, em Jesus, foram eleitos doze apóstolos para liderar e guiar a Igreja de Cristo.

De forma muito especial Jesus quis entregar suas próprias ovelhas para que o apóstolo São Pedro as pastoreasse (cf. João 21, 15-17). Foi para ele que Jesus deu a missão confirmar os irmãos na fé. (cf. Lucas 22,32) e de ser a rocha em que Cristo edificaria a sua Igreja (cf. Mateus 26-18). Não é à toa que ele foi o apóstolo mais citado no Novo Testamento, e reconhecido pelos seus companheiros como aquele que detinha as chaves do Reino de Jesus (cf. Mateus 16,19).

Ora, todos conhecemos a narração sobre o martírio de São Pedro e a forma como ele foi crucificado de ponta cabeça, em torno do ano 67 d.c. Foi na cidade de Roma, mesma cidade em que era bispo, que ele derramou seu sangue e ofertou sua própria vida.

Como naquela época ainda não havia cemitérios cristãos, seu corpo teve que ser depositado numa necrópole pagã. Apoiados pelos testemunhos de diversas fontes históricas, em 1941 os arqueólogos encontraram seu túmulo em baixo da basílica de São Pedro, o qual hoje é visitado por turistas do mundo todo e que podem confirmar a veracidade da tradição cristã transmitida ao longo dos séculos. No dia 24 de novembro de 2013, após a Missa, o Papa Francisco, pela primeira vez exibiu os ossos de São Pedro para que toda a multidão pudesse venerar, trazendo alegria e edificando a fé de muitos dos presentes.


MAS PODERÍAMOS NOS PERGUNTAR: O MISTÉRIO DE SÃO PEDRO TERMINOU COM SUA MORTE

Não. Assim como todos os apóstolos, São Pedro deixou um sucessor em seu cargo e seu ministério. Este sucessor foi São Lino, natural da Itália e venerado também como mártir. Lino foi sucedido por São Clemente, Santo Alexandre, Santo Estêvão, São Sisto e assim sucessivamente até nos dias de hoje, nos quais temos o Papa Francisco, como 267º homem a dar continuidade ao ministério petrino. Foi a vontade de Deus que nos presenteou como um chefe de toda Igreja. Não foi fruto da vontade humana nem uma grande ideia mundana.


MAS QUAIS OS MOTIVOS DE TAIS SUCESSORES SEREM CHAMADOS PELO TÍTULO DE PAPA

Apesar de muitas possíveis explicações, a mais aceita e a mais simples é a seguinte: papa é uma palavra latina (língua do povo, na época), para designar a um bispo ou sacerdote da Igreja carinhosamente como um pai, ou como um papai. Com o passar do tempo, esse título passou a ser exclusivamente do bispo de Roma, ou seja, ao sucessor de São Pedro.


PERGUNTA-SE SE O PAPA É SINAL DA UNIDADE DA IGREJA

Sim, pois em seu seio a Igreja Tem grande diversidade de carismas, formas de vida, vocações, pastorais, movimentos, espiritualidades, comunidades e etc. Todas elas estão em unidades em torno do papa, cumprindo fielmente a oração de Jesus ao Pai que “todos sejam um” (João 17.21).


VEJA ALGUMAS CURIOSIDADES DA IGREJA

Depois de São Pedro, a Igreja teve, até hoje, 211 papas italianos, 15 franceses, 14 gregos, 6 sírios, 6 alemães, 3 africanos, 3 espanhóis, 2 iugoslavos, 1 português, 2 palestinos, 1 inglês, 1 holandês, 1 polonês e 1 argentino.

O pontificado mais longo foi o do papa Pio IX, que durou cerca de 32 anos. O menor pontificado foi o do papa Estêvão, que durou apenas três dias.

O papa São Silvestre I até hoje é recordado nas corridas do dia 31 de dezembro, dia de sua morte.

Até hoje, o Papa São João Paulo II foi o que mais viajou levando o nome de Cristo, totalizando 125 países visitados. Também foi o único capaz de reunir o público recorde de 5 milhões de pessoas, em sua visita a Manila (Filipinas) em 1995.

O papa Bento XVI sabe pilotar helicópteros como ninguém, porém, não tem carteira de motorista. Mas isso não é nada comparado com sua coleção de 10 diplomas de doutorado.

O Papa Francisco ama futebol e é torcedor do Clube Atlético San Lorenzo de Almagro. Outra paixão de Francisco é a literatura, principalmente Dostoiévski, Jorge Luiz Borges e o autor padre Romano Guardini, este o qual foi objeto de sua tese de doutorado.

um dos encontros com o cardeal Saraiva Martins, a irmã Lúcia revelou que Nossa Senhora solicitou a ela e a seus primos que rezassem pelo papa, todos os dias. E assim eles fizeram até o fim. E você]. Reza pelo Papa].

Fonte: Jornal do Evangelizador

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page