top of page
Buscar

PERGUNTAVA-SE SE NO PRÓXIMO DOMINGO HAVERÁ COROAÇÃO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 10 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

“Ao que parece, está passando despercebido um momento tão bonito de nossa Igreja, dizia uma senhora, membro do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus, após a missa de ontem”. Hoje, no entanto, após o Terço dos Homens, já se comentava que para o domingo próximo, os homens estarão coroando a Imagem, num gesto muito bonito em honra ao Corão Sagrado de Jesus.

A vida humana é preciosa. É um caminho de conhecimento e amadurecimento, que nos conduz à conversão, ao amor a Deus, a uma convivência pacífica e a preparação para a vida eterna. Mas, vivemos, infelizmente, em tempos, em que, para muitos, a vida se tornou um objeto descartável e é neste panorama que tentam manipular os conceitos e as convicções.

Estejamos atentos a esta realidade e pratiquemos a gratidão. Deus nos deu o seu Filho, que vindo ao mundo, morreu numa cruz, para nos libertar da escravidão do pecado. Do lado aberto de Jesus, transpassado pela lança, saiu água e sangue (cf. Jo 19, 31-37). Desse manancial de raças que é o Sagrado Coração, um rio de misericórdia desce sobre nosso coração ferido, nosso coração endurecido e indiferente ao apelo e ao amor de Deus. Por isso, devemos pedir sempre que o nosso coração tenha os mesmos sentimentos que os de Jesus Cristo. Com o coração piedoso e cheio de amor, coroar a imagem do Sagrado Coração, é prestar-Lhe uma singela homenagem.

Todo cristão deve ter um conhecimento profundo de que é Jesus Cristo, quais são seus ensinamentos, seus sentimentos. Olhar para Jesus, no seu coração transpassado, dilacerado, significa tentar perceber um movimento de encontro com Ele. Um coração que foi capaz de aceitar a Encarnação, porque a Encarnação de Jesus já foi um transbordar de amor. Este coração capaz de amar até às últimas consequências, ainda fez transbordar a água do batismo, da purificação e do sangue da Eucaristia. O coração transbordante de Jesus fez nascer, no momento da cruz, a vida sacramental.

Na devoção ao sagrado Coração de jesus, como nos ensina o ministério da Igreja, somos chamados a “experimentar” Jesus e todo o seu amor por nós, que é fazermo-nos uma pergunta: “Qual a profundidade de nossa experiência com Deus”. É essa a dinâmica do Coração transbordante de Jesus. “Olharão para aquele que transpassaram”, deixemo-nos atrair por esse Coração que é misericórdia, amor, perdão e doação.

No ano passado, mesmo em meio à pandemia, depois das coroações à Virgem Maria, no mês de maio, deu-se sequência às coroações, desta feita, em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus. Esse ano, porém, a imagem não estava em destaque, nas duas celebrações que aconteceram: a de Corpus Christi e no domingo (ontem). Tudo indica que, no próximo domingo terá início as coroações. “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

(Veja as fotos de junho de 2019)

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page